Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/30138

TitleO direito de olhar o espaço histórico-geográfico através da objetiva fotográfica
Author(s)Gonçalves, Sandra Margarida Martins
Advisor(s)Melo, Maria do Céu
KeywordsFotografia
Literacia visual
História
Geografia
Photography
Visual literacy
History
Geography
Issue date2013
Abstract(s)O presente relatório descortina o Projeto de Intervenção Pedagógica Supervisionada, desenvolvido na Escola Básica do 2º e 3º ciclo de Dr. Francisco Sanches com alunos do 7º ano de escolaridade/Ensino Básico (Decreto-Lei nº 139/2012) nas disciplinas de História e Geografia, no ano letivo de 2012/2013. Elegemos como tema norteador a literacia visual histórica e geográfica, onde nos centramos no uso da fotografia tendo como finalidade responder às seguintes questões: - Que espaços os alunos valorizam no seu quotidiano? - Que elementos presentes nesses espaços os alunos valorizam? O nosso propósito foi compreender o modo como as vivências pessoais e sociais dos alunos determinam a forma como percecionam o conceito de espaço nas suas dimensões naturais, arquitetónicas, humanas e afetivas exprimindo-se através da fotografia. Havia igualmente uma necessidade de desmistificar que a presença de fotografias nos manuais escolares não são meras ilustrações, sendo que as mesmas devem ser utilizadas como uma ferramenta de aprendizagem ou a demonstração de forma real e prática de determinado conteúdo programático. Os instrumentos de recolha de dados traduziram-se na criação de um portefólio ou roteiro que melhor identificasse os espaços mais representativos para os alunos, bem como uma ficha de autoavaliação do processo de trabalho, de forma a compreender quais as dificuldades sentidas na definição de espaços.
This report reveals the educational project that was developed at School Dr. Francisco Sanches with students from the 7th grade/Basic Education (Decree-Law No. 139/2012) in the disciplines of History and Geography, during the academic year 2012/2013. We chose as a guiding theme the visual literacy in history and geography, where we focus on the use of photography. This report aims to answer the following questions: - What spaces do students value in their daily lives? - What elements present in these spaces do students value? Our purpose was to understand the ways in which personal and social experiences of students determine how they perceive the concept of space in their natural dimensions, architectural, and human affective expressing themselves through photography. However, there was also a need to demystify the presence of photographs in textbooks are not mere illustrations, and these should be used as a learning tool or the demonstration of a real and practical given syllabus. The instruments for data collection were a portfolio and roadmap that best identify the most representative places for students, as well as a form of self-assessment work process in order to understand what the difficulties in defining spaces.
TypeMaster thesis
DescriptionRelatório de estágio de mestrado em Ensino de História e de Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
URIhttp://hdl.handle.net/1822/30138
AccessRestricted access (UMinho)
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado Integrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Sandra Margarida Martins Gonçalves.pdf
  Restricted access
11,51 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID