Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/30135

TitleThe importance of teamwork in the case of an interdisciplinary team of teachers from the first year of an engineering course
Other titlesA relevância do trabalho em equipe num caso de uma equipe interdisciplinar de docentes de primeiro ano de um curso de engenharia
Author(s)Cargnin-Stieler, Marinez
Lima, Rui M.
Alves, Anabela Carvalho
Teixeira, Marcelo C. M.
KeywordsEngineering education
Collaborative teaching practice
Project-based learning
PBL
Educação em engenharia
Trabalho colaborativo docente
Aprendizagem baseada em projetos
Issue date2014
Abstract(s)This paper presents part of a broader research and aims to identify and analyze the perceptions of teachers involved with active methodologies, relating to PBL - Project-Based Learning, and the relevance of teamwork in this context. The research presents an exploratory qualitative approach, with data collected through semi-structured interviews with teachers who applied active methodologies since 2004. The interview results showed that the implementation of interdisciplinary projects has proven an effective method for increasing student motivation and consequently to increase their commitment with the learning process, which results in an effective development of technical transversal competences. Collaborative teaching work was considered fundamental for achieving the learning goals defined in the process, and as an opportunity for students to realize the interaction between teachers, tutors and researchers of education, showing that PBL encompasses multiple areas and persons to interact in the project throughout the semester. The teamwork involved strengthens and enhances the results.
Este artigo apresenta um recorte de uma investigação mais ampla e tem o objetivo de identificar e analisar a percepção de professores envolvidos com metodologias ativas quanto a relevância em trabalhar com metodologias de aprendizagem baseada em projetos interdisciplinares (PBL – Project-Based Learning) e a relevância em trabalhar em equipa neste contexto. A pesquisa apresentou uma abordagem qualitativa de caráter exploratório, com coleta de dados através de entrevistas semiestruturadas com professores que desde 2004 aplicavam metodologias ativas. Os resultados das entrevistas evidenciaram que a implementação de projetos interdisciplinares tem-se mostrado uma metodologia eficaz para ampliar a motivação dos alunos e o consequente aumento do compromisso com a aprendizagem, que resulta na eficácia do desenvolvimento de competências técnicas e competências transversais. O trabalho colaborativo docente foi apontado como de fundamental importância para atingir os objetivos e também como uma vivência para os alunos perceberem a interação entre professores, tutores e investigadores da educação, pois PBL abarca várias disciplinas a interatuar no projeto durante todo o semestre letivo. O trabalho em equipe fortalece os envolvidos e potencializa os resultados.
TypeConference paper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/30135
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CGIT - Publicações em actas de encontros científicos / Papers in conference proceedings

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
paee2014_submission_67.pdf377,82 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID