Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/29942

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSolé, Glóriapor
dc.date.accessioned2014-08-06T11:23:39Z-
dc.date.available2014-08-06T11:23:39Z-
dc.date.issued2013-04-
dc.identifier.issn2316-7556por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/29942-
dc.description.abstractNesta comunicação iniciamos por analisar e discutir a inter-relação entre consciência histórica, memória, identidade e significância histórica, associado ao passado e à História, integrando o contributo de vários investigadores da Filosofia da História e da Educação Histórica. Numa segunda parte apresentamos os resultados de uma investigação realizada com alunos do 1.º CEB num estudo longitudinal realizado em duas turmas de uma escola urbana do Norte de Portugal, no 1.º e 3.º ano, acompanhadas respetivamente no ano seguinte no 2.º e 4.º ano e esta última posteriormente no 8.º ano, após 4 anos do início do projeto. Através de entrevistas semi-estruturadas procurámos analisar o que entendem os alunos por História e passado e qual a finalidade da História em vários momentos do seu percurso escolar, durante os dois anos do projeto “Ensino da História no 1.º Ciclo” e os seus reflexos no 3.º Ciclo (8.º ano), tendo sido estes alunos sujeitos a um ensino de História com recurso a diversas estratégias em contexto de sala de aula realizadas pela investigadora-professora. Procurou-se analisar ainda em que medida o projeto contribuiu para uma melhor aprendizagem de História destes alunos no 2.º e 3.º ciclo, assim como analisar a significância histórica atribuída pelos alunos através dos argumentos que convocam para a seleção de um período histórico, um acontecimento histórico e uma personagem histórica da História de Portugal. Os resultados sugerem que estes alunos no 1.º ciclo valorizam o estudo da História não só para compreender o passado (a nível pessoal, nacional ou mundial), mas também para compreender o presente e preparar o futuro, revelando já a emergência de uma consciência histórica. Reconhecem também a importância da História para a preservação da memória (pessoal ou nacional) assim como para a afirmação da identidade individual e coletiva, reconhecendo importantes marcos da História de Portugal essenciais para a consciência coletiva de um povo (Independência de Portugal, os Descobrimentos, a Restauração da independência, a Ditadura, o 25 de Abril) destacando como figuras significativas da nossa História reis, navegadores, escritores e políticos. Contribuiu este estudo para demonstrar que estratégias pedagógicas de ensino de História diversificadas e inovadoras têm um papel importante para o desenvolvimento da consciência histórica, considerada a meta das metas de aprendizagem em História. É importante por isso proporcionar aos alunos experiências de ensino aprendizagem que lhes possibilite pensar sobre a significância para que exista um crescimento do conhecimento histórico e do pensamento histórico que lhes permita compreender o mundo que os rodeia. Por último, apresentam-se algumas conclusões e implicações deste estudo para o ensino da História a crianças dos primeiros anos de escolaridade.por
dc.description.sponsorshipFundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherLaboratório de Pesquisa em Educação Histórica(LAPEDUH)por
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/PEst-OE%2FCED%2FUI1661%2F2011/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEducação históricapor
dc.subjectConsciência históricapor
dc.subjectSignificância históricapor
dc.subjectEnsino da História a criançaspor
dc.titleA consciência histórica e a significância histórica em alunos portugueses: um estudo de caso longitudinal com alunos portuguesespor
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://www.lapeduh.ufpr.br/revista/por
oaire.citationStartPage90por
oaire.citationEndPage110por
oaire.citationTitleRevista de Educação Histórica- REDUHpor
oaire.citationVolume2por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.journalRevista de Educação Histórica - REDUH/LAPEDUHpor
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
artigo- Conciência histórica e significância histórica em alunos.pdfartigo- Revista REDUH5,49 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID