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TítuloDigestão/excreção no 1.º CEB : concepções das crianças, obstáculos de aprendizagem e estratégias para os ultrapassar, e análise de manuais dos séculos XX e XXI
Autor(es)Silva, Rui Manuel Correia da
Orientador(es)Carvalho, Graça Simões de
Data2004
Resumo(s)Com vista a melhorar a qualidade do ensino das Ciências torna-se fundamental recorrer às concepções prévias das crianças, tendo também em vista potenciar um maior envolvimento motivacional no processo de ensino-aprendizagem. Valorizando estas concepções iniciais, atribui-se de facto à criança o papel de construtor de conhecimentos, considerando-a com um ser activo integrado na sociedade, da qual retira inúmeras experiências diárias. Neste sentido, o presente estudo, intitulado Digestão/Excreção no 1º CEB: Concepções das crianças, obstáculos de aprendizagem e estratégias para os ultrapassar, e análise de manuais dos Séculos XX e XXI, tem como objectivo de investigação identificar as concepções prévias das crianças, as dificuldades e os obstáculos de aprendizagem decorrentes do ensino da Digestão e Excreção, assim como propor uma metodologia de ensino inovadora com a finalidade de ultrapassar tais obstáculos. Recorremos também à análise de manuais escolares com o propósito de poder associar alguns aspectos conducentes a obstáculos didácticos bem como conhecer a evolução da apresentação da digestão ao longo do último e presente século. Desenvolveu-se uma metodologia baseada em três momentos articulados de acção. Num momento inicial (A) recorreu-se à recolha de informação através da aplicação de questionários e entrevistas a crianças numa escola do 1º CEB. O segundo momento de acção (B) surgiu com uma aplicação prática de uma metodologia inovadora de ensino-aprendizagem, baseada em diferentes representações e interpretações do Aparelho Digestivo e Excretor (Turma Experimental), tendo por base as dificuldades e os obstáculos emergentes no momento anterior, e desenvolvendo em simultâneo uma metodologia tradicional noutra turma (Turma Controlo), nos mesmos anos de escolaridade (2º ano). Num terceiro momento (C), efectuou-se uma análise a 50 manuais escolares do ensino primário de diferentes épocas (1920-2003) com a finalidade de estudar a representação didáctica do Aparelho digestivo ao longo do tempo e identificar presumíveis obstáculos didácticos nos actuais manuais que possam influenciar a correcta compreensão da constituição e funcionalidade do Aparelho digestivo, relacionando-os com os dados obtidos nos momentos antecedentes. Verificamos que no momento (A) após a análise do questionário inicial registamos a ocorrência nos desenhos de diversas categorias relacionadas com a estrutura orgânica do corpo humano classificando quatro categorias (“Tubo”; “B-S”; “SnL”; e “CE”) para o 1.º e 2.º anos, i. e. antes da aprendizagem formal. Depois da aprendizagem formal (3.º ano), surgiram duas novas categorias (“Cont” e “Inc”), que se registaram também no 4.º ano. No momento (B), recorremos ao uso das categorias identificadas no momento (A) e após os resultados obtidos no pré-teste e no pós-teste concluímos que na Turma Controlo as mesmas categorias ocorrem em ambos os testes, sem que sofram alterações enquanto que o mesmo não acontece com a Turma Experimental na qual o pré-teste apresenta categorias semelhantes às da Turma Controlo mas o pós-teste evidencia novas categorias fruto de aprendizagens mais enriquecedoras e significativas. O momento (C) através da constituição de quatro grupos (mapa I, II, III e IV) para analisar os manuais verificamos que as diferentes editoras apresentam diferentes evoluções e a ocorrência de problemas didácticos varia quanto ao número e ao nível de gravidade. Os resultados mostram que os manuais têm vindo por um lado, a perder qualidades cientificas e didácticas nos últimos anos, e por outro, a apresentar uma evolução positiva ao nível gráfico e estético. Este trabalho tem um valor especial porque não só aborda a área do Estudo do Meio em que as crianças evidenciam algumas dificuldades, mas também porque é um desafio conhecer com mais profundidade o valor e responsabilidade do papel que os docentes desempenham no processo do ensino-aprendizagem como activadores da aquisição dos conhecimentos, recorrendo em grande parte ao auxílio dos manuais escolares.
In order to improve the quality of science teaching it is important to get children’s previous conceptions, having also in mind the possibility to increase the motivation for the teaching and learning process. By giving special attention to children’s initial conceptions, it is given a high role to their way of constructing their own knowledge, being also an active person integrated in the society where daily experiences are taken from. The aim of the present study on Digestion/Excretion in Primary School: Children’s conceptions, learning obstacles and strategies to overcome them, and 20-21st textbooks analysis is to identify children’s previous conceptions, their learning difficulties and obstacles in Digestion/Excretion as well as to propose an innovative teaching methodology with the aim to overtake such obstacles. School textbooks were also analysed in order to be able to associate or not some features leading to didactical obstacles as well as to know the evolution of Digestion presentation along the last and the present century. The methodology was developed in three interrelated moments of action. In the first moment (A) questionnaires and interviews were used to collect primary school children’s data. The second moment (B) concerned, on one hand, the practical application of a innovative methodology of teaching and learning based on different representations and interpretations of both Digestive and Urinary apparatus (Experimental Class), having in mind the learning difficulties and obstacles that emerged from the previous moment, and on another hand, carrying out in parallel the traditional teaching methodology (Control Class), both in school year 2. The third moment (C) involved the analysis of 50 primary school textbooks of different periods (1920-2003) with the aim to study the didactic representation of Digestion along the time and to identify possible didactic obstacles in the current textbooks that might influence the correct understanding of the structure and function of the Digestive apparatus, relating them with the previous moments. It was possible to verify from the moment (A), following the analysis of the questionnaire answers concerning the childrens’s drawings, four categories related to the human body (“Tube”, “M-S”, “SnL”, and “CE”) for the year 1 and 2, i.e. before the formal learning. After the formal teaching (year 3) new categories emerged (“Cont” and “Inc”), which were also observed in year 4. In the moment (B), the results obtained in both Control Class pre-test and pos-test showed no differences whereas in the Experimental Class the pre-test was similar to both pre- and post-tests of the Control Class but the Experimental Class post-test showed new categories as a result of the enriching and significant learning. In the moment (C) four groups were created (map I, II, III and IV) to analyse the textbooks. It was found that different publishers showed different evolutions and different didactical problems that vary in relation to both the number of occurrences and the level of severity. Thus, the results show that the school textbooks, on one hand, have been loosing scientific and didactical qualities with time and, on the other hand, have been presenting a positive evolution as far as design and aesthetics is concerned. This work has a special value as it not only makes an approach to the children’s conceptions and learning difficulties but also is a challenge to understand more deeply the significance and the responsibility that teachers play in the process of teaching and learning as motivators of the knowledge acquisition, who use frequently the school textbooks.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Estudos da Criança, Promoção da Saúde e do Meio Ambiente.
URIhttps://hdl.handle.net/1822/2984
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DCILM - Dissertações de Mestrado

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