Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/2973

TítuloFormação para a cidadania e educação histórica: perspectivas de professores em formação
Autor(es)Morais, Maria dos Anjos Lima Félix de Carvalho
Orientador(es)Barca, Isabel
Data2005
Resumo(s)Pelo facto de, nos dias de hoje, a formação/educação para a cidadania assumir grande relevância e centralidade em todos os sistemas educativos do mundo Ocidental, nomeadamente em Portugal, constituiu preocupação indagar da forma como alguns professores de História, em ano de formação, perspectivam essa formação através do ensino da disciplina que leccionam – a História. O estudo assumiu um tipo de investigação essencialmente qualitativa, de natureza descritiva, em que a população-alvo era constituída por professores de História em ano de formação. Em termos de amostra, foram seleccionados doze (12) professores estagiários, inseridos em quatro núcleos de estágio, de duas universidades do norte de Portugal. Quanto ao tipo de instrumento a aplicar, decidiu-se pela criação de um instrumento multifacetado que compreendia três itens de distintas características: dois, em forma de Questionário (Item I – Finalidades do ensino da História; Item II – Tipos de conceitos a que os alunos devem ter acesso para construir o conhecimento histórico) e um terceiro, o Item III em que se propunha um “desenho de aula(s)” para alunos do 7º ano de escolaridade sobre A Democracia na época de Péricles (séc.V a.C), a partir de uma panóplia diversificada de fontes históricas. A implementação da recolha de dados processou-se em duas fases, a do Estudo Piloto e a do Estudo Principal. A análise dos dados obtidos empiricamente seguiu como metodologia de pesquisa investigativa a abordarem qualitativa denominada Grounded Theory, desenvolvida por Strauss e Corbin no início da década de 1990. Relativamente aos itens I e II, a análise processou-se a partir de uma abordagem de teor qualitativo e sistemático das escolhas e justificações apresentadas aos respectivos itens, pelos professores participantes, pretendendo-se com este processo analítico de abordagem conhecer o quadro teórico conceptual de cada professor no concernente às finalidades do ensino da História e ao tipo de conceitos a que os alunos deviam ter acesso para a construção do conhecimento histórico. Em relação ao item III, a análise centrou-se na escolha e ordenação das fontes propostas para construção da aula, no tipo de problematização apresentada às fontes seleccionadas, nas actividades sugeridas para desenvolvimento na aula e fora da aula, pelos respectivos professores. Estes procedimentos analíticos permitiram a recolha de uma multiplicidade de dados capazes de dar resposta às três dimensões decorrentes das questões em estudo. Contudo, a variedade e riqueza dos dados recolhidos tornou ainda possível obter dados sobre outras conceptualizações dos professores, pelo que foi necessário criar uma quarta dimensão capaz de dar resposta a estes dados de nível epistemológico. Com as dimensões conceptuais fornecidas pelos dados procurou-se: Dimensão 1 - Finalidades do ensino da História - conhecer as relações entre a cidadania e as finalidades do ensino da História; Dimensão 2 - Aprendizagem/construção do conhecimento histórico - aquilatar da relação estabelecida entre as finalidades da História e os tipos de construção e conhecimento adquiridos pelos alunos; Dimensão 3 – Concepções sobre a construção da(s) aula(s) sobre Democracia Ateniense - compreender a forma como os professores construíram uma aula sobre Democracia, a partir de um conjunto fontes do passado e do presente, explícita ou implicitamente relacionadas com a questão em estudo; Dimensão 4 – Concepção epistemológica da História – indagar, através das escolhas, seriação, propostas e justificações apresentadas, o tipo de compreensão histórica evidenciada por cada professor. A partir deste tipo de análise, tomou-se possível “desenhar” perfis individualizados de cada um dos intervenientes.
On account of the fact that, nowadays, the education for citizenship is of a great and central relevance within Western educational systems, namely in Portugal. It was our goal to enquire into the way some History teacher trainees understand their education through the teaching of their subject – History. The study is based, essentially, on qualitative research, with a descriptive basis, in which the target population was constituted by History teachers trainees. In terms of the sample, 12 trainee teachers who were distributed between 4 teacher – training centres within 2 Universities in the north of Portugal were selected. To this end a multifaceted tool was created which contained 3 items with distinctive characteristics: 2 were questionnaires (Item I – Goals of teaching History; Item II – The type of concepts students should master in order to build historical knowledge) and a third, Item III, in which a lesson plan for 7th grade students, about Democracy in the time of Pericles (5th century BC) drawn from a multitude of historical sources, was required. Data gathering occurred in two stages, the pilot Study and the main Study. The analysis of the empirical data was based on an investigative research methodology which drew on the Grounted Theory approach developed by Strauss and Corbin in the early nineties. In relation to items I and II the analysis was developed on the basis of a qualitative and systematic approach to the justifications and choices offered by the participating teachers. The aim this analytical process was to determine the theoretical conceptual framework of each teacher vis a vis the goals of teaching history as well as the type of concepts students should be familiar with in order to build historical knowledge. In what concerns item III, the analysis was centred on the choice and order of the proposed sources which constituted the basis of the lesson plan, the questioning of the evidence selected, and the follow up class or homework suggested by the respective teachers. These analytical processes allowed for the gathering of a multiplicity of data which served to inform the three dimensions that followed from the Items within the study. However the variety and abundance of the collected data allowed for the identification of other teaching conceptualizations manifested by the teachers and as such it became necessary to create a fourth dimension capable of incorporating this epistemological data. With the conceptual dimensions supplied by the data we aimed to: Dimension 1 - Goals of the teaching of History - obtain knowledge about the relationship between and the goals of history teaching; Dimension 2 - The learning/building of historical knowledge – understand the relationship established between the purpose of History and how students construct their knowledge. Dimension 3 – Ideas about the designing of lesson plans on Athenian Democracy – understand the way teachers prepared their classes on democracy based on a set of sources from the past and present that were implicity related to the question at band. Dimension 4 – Epistemological Conception of History – to find out, from the choices, ranking proposals and justifications that were given, the type of historical understanding shown by each teacher. With this type of analysis as a starting point in became possible to draw up individual profiles of each of the participants.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação, Supervisão Pedagógica em Ensino da História.
URIhttps://hdl.handle.net/1822/2973
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

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