CECS - Comunicação e Sociedade - Vol. 19 (2011): Publicidade - Discursos e Práticas : [1] Estatísticas

Logo

Comunicação e Sociedade 19: Publicidade - Discursos e Práticas

Diretor: Moisés de Lemos Martins

Coordenação do volume: Helena Pires

CECS - Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade Húmus, Ribeirão, 2011, 379 págs. ISSN 1645-2089

Ver página da revista

As transformações sociais, culturais e tecnológicas ocorrentes na contemporaneidade transparecem na publicidade sob o modo particular como os discursos, práticas e processos se agilizam. Novos comportamentos de consumo e de compra, novos usos e práticas, mas também atitudes cada vez mais plurais face à sociedade em geral, por parte de indivíduos que aparentemente não deixam de ser sensíveis às questões do ambiente, da solidariedade e da responsabilidade social, ao mesmo tempo que se mostram por vezes incoerentes nas suas acções, merecem hoje ser equacionados em termos de mudança e de adequação a novos paradigmas emergentes. A complexidade da interacção com os públicos e a natureza dos agenciamentos constituem desafios permanentes com os quais a publicidade hoje se depara. Diversas são as inquietações que o estudo da publicidade permite problematizar. Poderá falar-se de um quadro axiológico estruturado capaz de legitimar os discursos? Quais as eventuais contradições a que os discursos dão corpo? De que modo procuram os discursos concorrer para as representações sociais? Qual o papel dos indivíduos no (des)fazer do(s) sentido(s)? O que pensam os indivíduos da e com a publicidade? Que lugar ocupa a publicidade no seu quotidiano? Por outro lado, as novas tecnologias, os novos media, e as alterações profundas daí decorrentes, implicadas tanto nas percepções como nas práticas, justificam uma reflexão crítica apurada sobre a forma como a publicidade se reinventa, incansavelmente, na sua linguagem, nas suas estratégias, técnicas, processos e associações inter-comunicativas.

Present social, cultural and technological shifts have their particular impact in advertisement, through discourses, practices and several processes. New ways of consumption and buying, in addition with new ways of living in society, have lead some brands to start developing campaigns to promote their social responsibility, for instance. Thus, these shifts have been also in the core of what branding now understands as interaction with its audiences, by promoting social events to reach wider clients. In this new paradigm, fostered by a whole new technological and communicational scenario, what kinds of discourses are being followed by advertisers to reach audiences? What kind of social representations do they share in order to be active in the market? What role is now given to the audiences and which space does it take in our daily life?

Percorrer
Ativar alerta na coleção para receber notificações por e-mail de novas entradas RSS Feed RSS Feed RSS Feed
Registos da coleção (ordenados por datas de depósito em ordem descendente): 1-1 de um total de 1
DataTítuloAutor(es)TipoAcesso
Jun-2011Comunicação e sociedade : publicidade - discursos e práticas [19, 2011]Universidade do Minho. Instituto de Ciências Sociais. Centro de Estudos de Comunicação e SociedadeotheropenAccess
Registos da coleção (ordenados por datas de depósito em ordem descendente): 1-1 de um total de 1