Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/29522

TitleEstudo de misturas betuminosas recicladas com incorporação de resíduos plásticos
Other titlesStudy of asphalt recycled mixtures incorporating plastic wastes
Author(s)Abreu, Liliana
Advisor(s)Oliveira, Joel
Silva, Hugo Manuel Ribeiro Dias da
KeywordsReciclagem de misturas betuminosas
Mistura betuminosa recuperada
Rejuvenescedor
Modificação de betumes
Desempenho das misturas betuminosas
Asphalt recycling
Reclaimed asphalt pavement (RAP)
Rejuvenator
Bitumen modification
Asphalt mixtures performance
Issue date2012
Abstract(s)Este trabalho teve como principal objetivo estudar misturas betuminosas que incorporem uma percentagem significativa de resíduos de pavimentos rodoviários e de resíduos urbanos, sem prejudicar o desempenho das mesmas. Quanto aos resíduos urbanos a serem introduzidos, foram selecionados dois: um óleo usado de motor e um resíduo polimérico, sendo ambos usados para modificar o ligante final das misturas. A utilização de elevadas taxas de reciclagem em misturas betuminosas produzidas a quente pode ter implicações no rendimento das centrais de produção. Assim, com o presente estudo também se pretendeu analisar diferentes possibilidades de melhorar o rendimento da produção das misturas recicladas, através de processos de desagregação e separação do material fresado e a sua incorporação na mistura. As misturas foram estudadas relativamente às propriedades do ligante final, após a modificação com os dois aditivos reciclados, para se estabelecer a sua percentagem ótima, bem como relativamente ao seu desempenho. Na modificação do betume, o óleo usado de motor (OUM) serviu de rejuvenescedor do betume presente no material fresado, enquanto o resíduo de polietileno de alta densidade (PEAD) serviu para melhorar algumas propriedades do ligante final, permitindo aumentar a quantidade de resíduos a serem incorporados e reduzir a quantidade de betume novo, o que pode ser considerado como um contributo significativo para o desenvolvimento sustentável. Com base nos resultados obtidos neste trabalho, foi possível concluir que as misturas recicladas em estudo, produzidas com os aditivos reciclados, têm um desempenho em geral idêntico ao das misturas convencionais, aumentando inclusive a resistência à deformação permanente. No entanto, aparentemente ocorreram ligeiros problemas de desagregação ou exsudação, pelo que deve ser feito um estudo mais aprofundado da constituição das misturas com aditivos para otimizar o seu desempenho.
This work aimed at studying asphalt mixtures incorporating a significant amount of waste materials from road pavements and from other industries, without compromising their performance. Two waste materials were selected to be incorporated in the mixtures: a used motor oil and a polymeric waste, both used to modify the final binder of the mixture. The use of high hot mix asphalt recycling rates may have implications for the productivity of asphalt plants. Thus, the present study also aimed at examining different possibilities to improve the productivity of the recycled mixtures through a process of disintegration and separation of the milled material and its incorporation into the mixture. The mixtures were analysed in terms of their performance as well as of the final binder properties, after modification with two recycled additives, to establish their optimum content. In the bitumen modification, the used motor oil (UMO) was utilized as a rejuvenator of the bitumen present in the reclaimed asphalt pavement material, while the waste high density polyethylene (HDPE) was used to improve some final properties of the binder, allowing an increased amount of waste to be incorporated in the mixture, reducing the amount of new bitumen needed, which can be seen as a significant contribution to the sustainable development. Based on the results obtained in this study, it was possible to conclude that the recycled mixtures under study, produced with recycled additives, have a performance generally similar to the conventional mixtures, even improving the rutting resistance. However, minor problems of disaggregation or bitumen bleeding have apparently occurred, and thus further studies of composition of the mixtures incorporating these additives are necessary to optimize their performance.
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de mestrado integrado em Engenharia Civil
URIhttp://hdl.handle.net/1822/29522
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado Integrado
C-TAC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_Liliana Patrícia Ferreira Abreu_2012.pdf3,65 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID