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TítuloAbordagem à comunicação de moda para aplicação em dispositivos móveis
Autor(es)Peixoto, Armando Júlio Guimarães
Orientador(es)Providência, B
Palavras-chaveComunicação
Design
Moda
Tecnologia
Dispositivos móveis
Aplicação
Interativo
Design de interação
Design centrado no utilizador
Communication
Fashion
Technology
Mobile devices
Application
Interactive
Interactive design
User centered design
Data2014
Resumo(s)Com o desenvolvimento tecnológico, nomeadamente a nível dos dispositivos móveis, cada vez mais se nota uma relação de dependência entre os utilizadores e estas tecnologias. Estes dispositivos e as suas aplicações vêm trazer vários benefícios para os utilizadores integrando-se cada vez mais no dia a dia das pessoas, quer como forma de entretenimentos, trabalho ou mesmo na execução de tarefas mais especificas, acrescentando funcionalidades e valor. No contexto da moda, nomeadamente no e-emprendorismo, este meio tem sido cada vez mais utilizado, pela forma como comunica com os utilizadores, criando plataformas facilitadoras de acesso, comtemplando também para um lado ecológico a que a moda não pode estar alheia. Esta dissertação procurou perceber como a moda encara estes novos meios de comunicação, o seu posicionamento perante as novas tendências e qual a sua postura em relação aos dispositivos móveis. Foi necessário pesquisar a nível de tecnologias atuais, para se entender de que forma se está a inovar na perspectiva de se entender novos caminhos para a inovação. Para tal é importante considerar vários aspetos de design de interação, assim como a multidisciplinaridade a que este está associado como o caso design centrado no utilizador, onde com base no desenvolvimento de uma aplicação corresponda da melhor forma as expectativas de quem as utiliza. Com o objetivo de desenvolver uma aplicação para iPad, abordaram-se áreas como o storytelling e storyboard, para a organização de conteúdos assim como as interações, formas de comunicação e grafismo que contribuem de forma decisiva para a criação de um layout que corresponde às expectativas pretendidas. O resultado foi uma aplicação de revista de moda indie (independente) de carácter exploratório que pretende contribuir com novas abordagens na área das revistas de moda interativas, respondendo as necessidades de informação e comunicação, assim como de interação e design adaptados aos seus utilizadores. Posteriormente forma realizados testes de utilização, de modo a compreender se a aplicação foi bem aceite pelos utilizadores e quais os aspetos a melhorar.
With technological development, particularly on mobile devices, is growing a dependency relationship between humans and these technologies. These devices and their applications have multiple benefits to users by integrating in the people daily tasks, either as an entertainment way, work or even in the execution of more specific tasks, adding functionality and value. In the fashion context, particularly in e-entrepreneurship, this medium use has been growing, by the way it communicates with users, creating easier access platforms, while also looking for an ecological side to that fashion can not be overlooked. This dissertation sought to understand how fashion face these new media, its positioning before new trends and what their stance on mobile devices. It was necessary to search the current level of technology, to realize how is being innovated in the perspective of understanding new pathways to innovation. For this it is important to consider various aspects of interaction design, as well as a multidisciplinary approach that it is associated as the case as user-centered design, which based on the development of an application optimally matches the expectations of those who use them. With the goal of developing an application for iPad, is necessary to address areas such as storytelling and storyboard, to the organization of content as well as the interactions, and graphic forms of communication that contribute decisively to the creation of a layout that meets expectations desired. The result was an application of an indie (independent) fashion magazine with exploratory character that tries to contribute to new approaches in the area of interactive fashion magazines, answering the needs of information and communication as well as interaction design and tailored to their users. Then was performed usability tests to understand if the application was accepted by the users and what aspects can be improved.
TipomasterThesis
DescriçãoDissertação de mestrado em Design de Comunicação de Moda
URIhttp://hdl.handle.net/1822/29481
AcessoopenAccess
Aparece nas coleções:DET/2C2T - Dissertações de mestrado
BUM - Dissertações de Mestrado

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