Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/29446

TitleA construção da significação através da emoção
Author(s)Araújo, Rita Alexandra Manso
Lopes, Felisbela
KeywordsEmoção
Sofrimento
Simulação
Evasão
Emotion
Suffering
Simulation
Evasion
Issue date2013
PublisherAssociação Portuguesa de Ciências da Comunicação (SOPCOM)
JournalComunicando
Abstract(s)Os media, enquanto extensões dos sentidos humanos, exacerbam as emoções e contribuem para que estas se tornem experiências coletivas. É através dos media que nos concedemos ao outro, pondo a nu o nosso sofrimento e observando a dor alheia. Procuramos esta exteriorização dos sentimentos como forma de evasão do mundo real, mas também porque é pela socialização que o sentir se torna efetivo. A cultura da simulação (Baudrillard, 1992) proporcionada pelos media permite um alheamento de si mesmo, que surge como uma necessidade e contribui para a noção de sociedade como uma junção de emoções. Recorremos à desgraça alheia e é apenas neste olhar sobre o sofrimento dos outros que nos reconhecemos como semelhantes, na inevitabilidade da condição humana que é a morte. Neste artigo, vamos olhar para as notícias de saúde publicadas durante o mês de Novembro de 2012 no Jornal de Notícias e que usam o cidadão comum ou paciente como fonte de informação. É este o mote para um debate sobre a construção de significação através da emoção, representada através do olhar sobre o sofrimento dos outros.
Being extensions of the human senses, the media exaggerate emotions and contribute to those becoming group experiences. We give ourselves to the other through the media, exposing our suffering and looking at other people’s pain. We seek this exteriorization of feelings as a way of evading from the real world, but also because feelings become real through socialization. The media’s simulation culture (Baudrillard, 1992) allows us to evade, which is a need and contributes to the concept of society as a reunion of emotions. We look for other people’s pain and this reality makes us see ourselves as equals, united by the inevitability of the human condition: death. In this article we are going to look into health news published in November 2012 by the daily newspaper Jornal de Notícias and in which the common citizen or patient are news sources. This is the start for a debate on the construction of meaning through emotion, represented by the look over other people’s suffering.
TypeArticle
URIhttp://hdl.handle.net/1822/29446
ISSN2182-4037
Publisher versionhttp://www.revistacomunicando.sopcom.pt/edicao/37
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CECS - Artigos em revistas nacionais / Articles in national journals

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
construcao_significacao.pdfArtigo em revista científica nacional409,37 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID