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TítuloPerceção do consumidor sobre obsolescência planeada e sua influência no comportamento de compra
Autor(es)Correia, José Miguel Azevedo Gomes
Orientador(es)Farhangmehr, Minoo
Palavras-chaveObsolescência planeada
Comportamento de compra do consumidor
Ética
Sustentabilidade ambiental
Inovação
Marketing crítico
Planned obsolescence
Consumers buying behavior
Ethics
Environmental sustainability
Innovation
Critical marketing
Data2014
Resumo(s)A obsolescência planeada consiste na limitação artificial da vida útil dos produtos, com o intuito de promover a sua substituição mais cedo do que seria expectável. Este conceito é praticado de forma reiterada por muitas empresas, as quais podem não ter consciência de que as suas repercussões no comportamento de compra dos consumidores poderão ser muito negativas. Mas será que os consumidores conhecem a realidade da obsolescência planeada? Caso se deparem com esta realidade, estarão os consumidores dispostos a punir as referidas empresas? Que repercussões terá este conceito, na prática, no comportamento de compra dos consumidores? Todas estas questões são muito delicadas e serão abordadas neste estudo em quatro níveis: (1) as repercussões da obsolescência planeada no comportamento do consumidor; (2) as questões éticas que se levantam quando se fala de obsolescência planeada; (3) a influência da obsolescência planeada na sustentabilidade ambiental; (4) a relação conturbada entre a obsolescência planeada e a inovação.
Planned obsolescence consists in artificially limiting the lifespan of products, its aim is to promote their replacement sooner than it would be expected. This concept is practiced by many companies repeatedly, which may not be aware that their impact on consumers buying behavior can be very negative. Nevertheless, do consumers know the truth about planned obsolescence? In face of this situation, are consumers willing to penalize those companies? What implications will this concept have, in practice, in consumers buying behavior? All these issues are very delicate and will be addressed in this study at four levels: (1) the impact of planned obsolescence in consumer behavior, (2) the ethical issues that arise when we’re talking about planned obsolescence, (3) the influence of planned obsolescence in environmental sustainability, (4) the difficult relationship between planned obsolescence and innovation.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Marketing e Gestão Estratégica
URIhttps://hdl.handle.net/1822/29356
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

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