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TítuloComunicação interna e externa nas organizações angolanas: estudo de caso Banco de Fomento Angola
Autor(es)Fernandes, Miguel Ângelo Rodrigues
Orientador(es)Soares, Ana Maria
Palavras-chaveComunicação interna
Comunicação externa
Banca
Estudo de caso
Internal communication
External communication
Case study
Banking
Data2013
Resumo(s)A Comunicação interna e externa tem vindo cada vez mais a assumir-se dentro das organizações como uma ferramenta estratégica do que como uma simples disciplina de informação. De facto, as organizações são confrontadas com novas ferramentas de Comunicação interna e externa, colocando à prova a sua adaptação às mesmas, de forma a retirar o máximo de proveito possível disponibilizado por estas ferramentas. Diversas teorias tentam explicar os contornos da Comunicação interna e externa, para as formas como estas duas formas de Comunicação entram nos mercados escolhidos para atuação, na mensuração da disciplina, na associação com as novas tecnologias, na escolha das ferramentas bem como na abordagem estratégica da mesma. A escolha de que ferramenta de Comunicação usar é uma decisão de extrema importância das organizações, pois pode ditar se o resultado da campanha é negativo ou positivo. As organizações nesta escolha podem decidir-se entre os meios Above ou Below the Line: Sendo que a primeira escolha tem mais cobertura e a segunda menor cobertura. O sector da banca é dos que mais cresce em Angola, em termos de geração de emprego bem como na concessão de crédito aos agentes económicos. Este estudo visa, após analisar as duas teorias e ferramentas da Comunicação interna e externa, compreender de que forma as organizações usam e como podem tirar o máximo proveito dos benefícios que as mesmas oferecem. Assim realizámos um estudo sobre uma organização que elege a atividade bancária como principal função, tentando compreender de que forma a mesma tira vantagem da Comunicação interna e externa. Foram entrevistadas quatro organizações para este estudo, uma do setor bancário, duas do setor petrolífero e uma do setor de estudos de mercado. Foram segmentos escolhidos criteriosamente pelo contributo que dão ao próprio desenvolvimento do objeto em estudo. As organizações mostraram ainda, através dos dados recolhidos, a importância estratégica que dão à Comunicação dentro das suas atividades, bem como uma vontade, característica das organizações vanguardistas, em continuarem a desenvolver as técnicas de Comunicação interna e externa dentro das suas organizações.
Internal and external Communication is increasingly used by organizations as a strategic tool rather than as a simple discipline of information. Increasingly, organizations are faced with new tools for internal and external communication, putting their adaptation to the test by taking the maximum possible advantage of the tools that they provide. Many theories attempt to explain the contours of the internal and external communication, to the ways these two forms of communication chosen to enter into the chosenmarkets, performance for the measurement of the discipline, in combination with new technologies, the choice of tools as well as its strategic approach. The choice of which Communication tool to use is a very important decision for organizations, that can dictate if the result of the campaign is negative or positive. In this choice the organizations can decide between the Above or Below the Line tools: the first choice has more coverage and the second lowest coverage. The banking sector is one of the fastest growing sectors in Angola, in terms of employment generation as well as providing credit to economic agents. This study aims at, after analyzing the two theories and tools of internal and external Communication, understanding how organizations use and how they can take full advantage of the benefits of communication tools. So we conducted a study of an organization that elects banking as its main function, trying to understand how it takes advantage of the internal and external Communication. Four organizations were interviewed for this study, one from the banking sector, two from the oil sector and one from the market research sector. The segments were carefully chosen by the contribution they make to the development itself of the object under study. The organizations also showed, through the data collected, the strategic importance they attach to communication within their activities, as well as a desire, characteristic of avant-garde organizations, further develop the techniques of internal and external communication within their organizations.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Estudos de Gestão
URIhttps://hdl.handle.net/1822/29325
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

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