Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/1822/29284
Title: | Abordagem qualitativa sobre o tema ambiente em um livro didático de Biologia: Análise do contexto sociopolítico-econômico e ambiente-tecnologia |
Author(s): | Silva, Silvana do Nascimento Carvalho, Graça Simões de |
Keywords: | Livro didático Manual escolar Ambiente Ensino de Biologia Textbooks Environment Biology Teaching |
Issue date: | May-2013 |
Publisher: | Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
Journal: | Saberes em perspetiva: Revista multidisciplinar em ciências humanas |
Abstract(s): | Diante da necessidade do entendimento crítico sobre o ambiente em que existem interfaces entre conhecimentos socialmente construídos, é importante investigar como ele é trabalhado nos livros didáticos de biologia. Analisamos o tema ambiente no livro didático de Biologia, Linhares e Gewandsznajder que foi o mais bem avaliado pelo PNLEM-2007. A metodologia utilizada foi a análise de conteúdo, que consiste em identificar os núcleos de sentido de uma comunicação. Aplicamos a grade analítica às unidades de registros constituídas por títulos, frases e parágrafos que abordam o tema ambiente. Os indicadores de enfoques abordados neste trabalho são: contexto sociopolítico-econômico e ambiente-tecnologia. O livro apresenta de forma reduzida e simplificada abordagens socioambientais de natureza crítica. Torna-se necessário um maior aprofundamento sobre os conflitos que perpassam o campo ambiental. Considering the necessity of critical understanding about the environment where interfaces between socially constructed knowledge exist, it is important to investigate how it is presented in biology textbooks. We examined the issue in environmental biology textbook, Linhares and Gewandsznajder. Content analysis methodology was used in this study to identify the meaning cores of a communication. The analytic grid was applied to the recording units composed of titles, phrases and paragraphs that address the topic environment. The indicators were: sociopolitical-economic context and environment-technology. The book presents reduced and simplified critical analysis of socio-environmental approaches. It is necessary to further deepening the conflicts that underlie the environmental field. |
Type: | Article |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/29284 |
ISSN: | 2237-7891 |
Publisher version: | http://www.saberesemperspectiva.com.br/index.php/saberesemperspectiva |
Peer-Reviewed: | yes |
Access: | Open access |
Appears in Collections: | CIEC - Artigos (Papers) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
SEP_LD-Ambiente.pdf | 191,66 kB | Adobe PDF | View/Open |