Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/1822/29264
Title: | Estratégia de comunicação nas pequenas empresas: o caso Portcril, SA |
Author(s): | Tavares, Ana Cláudia Rocha |
Advisor(s): | Gama, Maria Gabriela |
Issue date: | 2013 |
Abstract(s): | Numa realidade empresarial nacional composta essencialmente por negócios de pequena e
média dimensão temos vindo a assistir a uma mudança na forma como estes encaram a
Comunicação e as Relações Públicas, passando a percebê-las como forma de alcançar uma
diferenciação no mercado.
O presente trabalho tem então como objetivo compreender qual a estratégia comunicativa
adotada por este tipo de empresas, e qual o contributo dessa opção estratégica para a criação
de valor e desenvolvimento da empresa.
Para a persecução do objetivo descrito será analisada a postura comunicativa e de Relações
Públicas de uma empresa portuguesa, produtora de equipamentos de hidroterapia, na qual
realizei estágio curricular, a Portcril SA. Esta será uma análise realizada através do estudo das
ferramentas de Comunicação utilizadas pela Portcril e quais os seus efeitos nos fluxos de visita,
reconhecimento, volume de vendas, e na imagem que os públicos têm da empresa.
É então pretensão final compreender o papel da Comunicação no seio de uma pequena
empresa, e a crescente perceção da importância da Comunicação para o crescimento e
desenvolvimento empresarial. In a national reality composed mainly by small and medium sized companies there has been a change in the way these companies face Communication and Public Relations. They now perceive them has a way of achieving differentiation in a competitive market. The following assignment has as a purpose to understand which the communication strategy is adopted by these sort of companies, and which is the contribution of that strategic option to the creation of value and development of the company. To achieve the above described I will proceed to the analysis of the communicative and Public Relations attitude of a Portuguese Company, in which I have made a curricular internship, Portcril, SA. This analysis will be made through the study of the Communication tools used by Portcril, as well as its effects on the guest flows, recognition, sales volume and the Image perceived by the Target publics. The main objective is to comprehend the role of Communication in a small business, and the increased perception of Communication importance to business growth and development. |
Type: | Master thesis |
Description: | Relatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade e Relações Públicas) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/29264 |
Access: | Open access |
Appears in Collections: | BUM - Dissertações de Mestrado CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Ana Cláudia Rocha Tavares.pdf | 4,72 MB | Adobe PDF | View/Open |