Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/29244

TitleA polivalência nas ciências da comunicação: reflexões sobre os efeitos da precarização do trabalho na formação de competências de licenciados em Comunicação
Author(s)Silva, Marlene Rodrigues da
Advisor(s)Coelho, Zara Pinto
KeywordsPolivalência
Precarização
Crise nos média
Competências
Formação
Ciências da comunicação
Versatility
Precariousness
Media crisis
Skills
Training
Communication sciences
Issue date2013
Abstract(s)A precarização no meio laboral jornalístico é uma realidade conhecida há vários anos. Os salários baixos, o trabalho prestado a recibos verdes, a ameaça constante de desemprego não são obviamente problemas exclusivos das redações num país em que o acesso dos jovens ao trabalho é cada vez mais difícil, mas são questões recorrentes nos meios de comunicação. “O emprego [no jornalismo] tornou-se cada vez menos estável e mais entregue a profissionais precários, sem arrojo nem tempo de aperfeiçoamento”, lamenta o jornalista Carlos Pinto Coelho, citado por Diana Andringa (2008: 13). Uma situação que se tem vindo a agravar nos últimos 10 anos com as diminuições do investimento publicitário e da compra de jornais e revistas e consequentes encerramentos de títulos — “O Independente”, o “Semanário”, “A Capital”, “O Comércio do Porto”, só para mencionar alguns — e despedimentos coletivos. Há ainda a considerar a democratização do acesso à informação proporcionada pela internet. Face a este cenário, muitos licenciados em Ciências de Comunicação e jornalistas com anos de profissão buscam em outras funções da área da comunicação a possibilidade de um emprego. Este Relatório de Atividade Profissional pretende, por isso, à luz da minha própria experiência profissional — em 11 anos, passei por três áreas das ciências da comunicação: jornalismo, relações públicas e publicidade —, refletir sobre o modo como esta precarização no mercado de trabalho da comunicação, sobretudo no jornalismo, contribui para que adquiramos uma polivalência de competências, em detrimento da especialização.
The precariousness in journalism is a known reality for several years. Low wages, work provided by green receipts, the constant threat of unemployment aren’t obviously unique problems of newsrooms, especially in a country where young people's access to work is increasingly difficult, but they are recurring issues in the media. "The job [in journalism] has become increasingly less stable and more delivered to professionals precarious, without courage or time to improvement," laments the journalist Carlos Pinto Coelho, cited by Diana Andringa (2008: 13). A situation that has worsened over the past 10 years with decreases in advertising spending and the purchase of newspapers and magazines and consequent closures titles — "O Independente", "Semanário", "A Capital", "O Comércio do Porto ", just to mention a few — and collective redundancies. There are still considering the democratization of access to information provided by the web. Against this background, many graduates in Communication Sciences and journalists with years of experience look at other functions in Communication the possibility of a job. This paper therefore seeks, based on my own professional experience — in 11 years, I worked in three areas of science communication: journalism, public relations and advertising — to reflect on how this precarious communication market, especially journalism market, helps one acquire versatility of skills, rather than specialization.
TypeMaster thesis
DescriptionRelatório de atividade profissional de mestrado em Ciências de Comunicação (área de especialização em Jornalismo)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/29244
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations

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