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https://hdl.handle.net/1822/29244
Title: | A polivalência nas ciências da comunicação: reflexões sobre os efeitos da precarização do trabalho na formação de competências de licenciados em Comunicação |
Author(s): | Silva, Marlene Rodrigues da |
Advisor(s): | Coelho, Zara Pinto |
Keywords: | Polivalência Precarização Crise nos média Competências Formação Ciências da comunicação Versatility Precariousness Media crisis Skills Training Communication sciences |
Issue date: | 2013 |
Abstract(s): | A precarização no meio laboral jornalístico é uma realidade conhecida há vários anos. Os
salários baixos, o trabalho prestado a recibos verdes, a ameaça constante de desemprego não são
obviamente problemas exclusivos das redações num país em que o acesso dos jovens ao trabalho
é cada vez mais difícil, mas são questões recorrentes nos meios de comunicação. “O emprego [no
jornalismo] tornou-se cada vez menos estável e mais entregue a profissionais precários, sem arrojo
nem tempo de aperfeiçoamento”, lamenta o jornalista Carlos Pinto Coelho, citado por Diana
Andringa (2008: 13). Uma situação que se tem vindo a agravar nos últimos 10 anos com as
diminuições do investimento publicitário e da compra de jornais e revistas e consequentes
encerramentos de títulos — “O Independente”, o “Semanário”, “A Capital”, “O Comércio do Porto”,
só para mencionar alguns — e despedimentos coletivos. Há ainda a considerar a democratização
do acesso à informação proporcionada pela internet. Face a este cenário, muitos licenciados em
Ciências de Comunicação e jornalistas com anos de profissão buscam em outras funções da área
da comunicação a possibilidade de um emprego.
Este Relatório de Atividade Profissional pretende, por isso, à luz da minha própria
experiência profissional — em 11 anos, passei por três áreas das ciências da comunicação:
jornalismo, relações públicas e publicidade —, refletir sobre o modo como esta precarização no
mercado de trabalho da comunicação, sobretudo no jornalismo, contribui para que adquiramos
uma polivalência de competências, em detrimento da especialização. The precariousness in journalism is a known reality for several years. Low wages, work provided by green receipts, the constant threat of unemployment aren’t obviously unique problems of newsrooms, especially in a country where young people's access to work is increasingly difficult, but they are recurring issues in the media. "The job [in journalism] has become increasingly less stable and more delivered to professionals precarious, without courage or time to improvement," laments the journalist Carlos Pinto Coelho, cited by Diana Andringa (2008: 13). A situation that has worsened over the past 10 years with decreases in advertising spending and the purchase of newspapers and magazines and consequent closures titles — "O Independente", "Semanário", "A Capital", "O Comércio do Porto ", just to mention a few — and collective redundancies. There are still considering the democratization of access to information provided by the web. Against this background, many graduates in Communication Sciences and journalists with years of experience look at other functions in Communication the possibility of a job. This paper therefore seeks, based on my own professional experience — in 11 years, I worked in three areas of science communication: journalism, public relations and advertising — to reflect on how this precarious communication market, especially journalism market, helps one acquire versatility of skills, rather than specialization. |
Type: | Master thesis |
Description: | Relatório de atividade profissional de mestrado em Ciências de Comunicação (área de especialização em Jornalismo) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/29244 |
Access: | Open access |
Appears in Collections: | BUM - Dissertações de Mestrado CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations |
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