Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/29206

TitleAnálise de necessidades de formação : aproximações e percursos em torno de um caso
Author(s)Rebelo, Maria Lúcia de Carvalho
Advisor(s)Antunes, Fátima
Issue date2013
Abstract(s)A atual conjuntura social exige que os processos de diagnóstico de necessidades da formação sejam cada vez mais exigentes, que reflitam as reais necessidades contextuais indo ao encontro da valorização dos ativos operacionais e do aumento da capacidade de resposta da organização. Tendo em conta os objetivos deste trabalho, a análise de necessidades de formação passa por um processo que considera os vários modelos disponíveis e combina propostas do Modelo de Discrepâncias de Mckillip, bem como do Modelo de Equilíbrio de D´Hainaut, coadjuvados por instrumentos de recolha de dados como: observação participante e não participante, conversas informais, inquérito por questionário e entrevistas. Esta orientação metodológica centra-se nas expectativas dos indivíduos e nas necessidades de competências da organização e preocupa-se em encontrar um equilíbrio entre as necessidades das pessoas e do grupo e as exigências do sistema. A investigação realizada durante a interação, reflexão e problematização de situações do quotidiano com os trabalhadores das várias valências da organização de acolhimento permitiu a deteção de lacunas e necessidades de formação que mais tarde foram verbalizadas, consciencializadas e manifestadas como de grande interesse obtendo-se assim, informação relevante para futuros processos formativos. Buscou-se ainda frisar a importância da permeabilidade institucional a novos olhares e perspetivas, procurando favorecer uma aposta na mudança, criar condições para estratégias de formação contextualizada, olhando o ambiente laboral como um todo. Durante o processo, entre outros resultados, foram demonstradas claramente por alguns indivíduos, grandes dificuldades em lidar com a morte do idoso e com a gestão de conflitos entre os vários intervenientes organizacionais, solicitando-se que fossem trabalhados os aspetos emocionais e a vertente das relações pessoais e humanas. Este trabalho de investigação pretende olhar para a dimensão da formação profissional contínua e procura sensibilizar as entidades patronais para o potencial da formação e gestão dos recursos humanos, em prol da melhoria dos serviços, que preveja os trabalhadores não só como meros ativos, mas também como pessoas em que a efetivação de perspetivas ontológicas corrobora para a performance empresarial.
Nowadays, the social situation requires that the diagnosis processes of the formation needs to be more demanding, reflecting the actual needs, so it could value the operational assets and increase the capacity of the organization to respond to the requests that come on a daily basis. For the purposes of this work, the analysis of the needs draws through a process that takes several models into account, and combines proposals like the Discrepancies Model from McKillip and the Balance Model from D’Hainaut, assited by several tools to data collection, such as: participant and non-participant observation, informal conversations, questionnaire survey and interviews. This methodological guideline focuses on the expectations of individuals and the skills needed by the organization and is concerned about finding a balance between the needs of individuals and the group, and the system requirements. Research performed during the interaction, reflection and questioning of everyday situations with employees in various facets of the host organization of the internship, enabled the detection of gaps and needs training who later were verbalized, and made aware of great interest manifested as either reading taken at interviews and outcomes of the survey, thus obtaining, relevant information for future training processes. We sought to further stress the importance of institutional permeability to new perspectives and prospects, looking favour a commitment to change, to create conditions for contextualized strategies, looking at the work environment as a whole. During the process, among other results, have been clearly demonstrated by some individuals, major difficulties in dealing with the death of the elderly and the management of conflict between the various organizational stakeholders, requesting that were worked and shed the emotional aspects of personal relationships and humanities. This research aims to look at the extent of continuing vocational training and aims to raise awareness among employers of the potential training and management of human resources for the improvement of services, providing employees not only as mere assets, but also as people in the realization of ontological perspectives confirms the business performance.
TypeMaster thesis
DescriptionRelatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos)
URIhttp://hdl.handle.net/1822/29206
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado Integrado

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