Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/1822/29172

TítuloA banda desenhada como representação gráfica-verbal na aprendizagem de História e Geografia
Autor(es)Mota, Ana Cláudia Costa
Orientador(es)Melo, Maria do Céu
Palavras-chaveBanda desenhada
História
Geografia
Alunos
Comics
History
Geography
Students
Data2012
Resumo(s)O presente Projeto de Intervenção Pedagógica Supervisionada tem como objetivo analisar a banda desenhada como representação gráfica-verbal na aprendizagem de História e Geografia. Os nossos objetivos são os seguintes: - Compreender a BD como estratégia de explicitação do conhecimento histórico e geográficos aprendidos pelos alunos. - Avaliar a BD como fonte de informação para a avaliação dos conhecimentos históricos e geográficos aprendidos. Esta investigação foi implementada em contexto real de aprendizagem na Escola Francisco Sanches no concelho de Braga, em duas turmas, uma de 7º ano em relação à disciplina de História e outra de 9º ano para a disciplina de Geografia. A investigação foi enquadrada nos conteúdos programáticos das correspondentes áreas disciplinares, nos seguintes temas: «O Mundo Romano no Apogeu do Império» (História) e «Ambiente e Desenvolvimento Sustentável» (Geografia). A escolha da BD foi orientada em função de dois critérios. O primeiro obedeceu às temáticas já aludidas que correspondiam às aulas nas quais os professores estagiários iriam lecionar. Em segundo escolhemos a BD pois a construção desta seria desafiador para os alunos. O instrumento para recolha de dados adoptado foi a entrega de um guião de orientação que continham os diversos passos para auxiliar o aluno na construção de uma BD. A análise dos resultados, de natureza descritiva e qualitativa, debruçou-se sobre cada BD de cada aluno. Procurámos assim relacionar os desenhos com a mensagem verbal e interpretar os conhecimentos históricos e geográficos dos alunos. Indagámos, assim, compreender o processo de análise e interpretação das BDs nas disciplinas de História e Geografia, legitimando a sua utilização como fonte e produção de conhecimento e como instrumento de motivação, com objetivo de valorizar as investigações efetuadas neste âmbito.
The main purpose of this ‘Supervised pedagogical intervention project’ is the analysis of comics as a graphic-verbal representation of learning processes of History and Geography. Our main questions which answers we intend to reach are: - The understanding of comics as an explanatory strategy to express students’ historic and geographic knowledge; - To evaluate comics as a source of information to evaluate students’ historic and geographic knowledge This study was implemented in Francisco Sanches, school settled in Braga, with two classes, respectively, one-7th grade class of History, and other 9th grade class of Geography. The discipline contents were the followings: The Roman World Empire (History) and “Environment Sustainable Development” (Geography). The choice for to study the comics was sustained by two criteria: the History subjects in which trained teachers should teach, and to challenge students’ to adopt this learning strategy to understand better History and Geography. The collection data tool was a comic that it was supported by a guide that presents steps to help the student to construct it. The analysis was qualitative and descriptive nature that looks for the relation and meanings students showed through verbal message. Finally, we try to understand the role and impact of the comics on History and Geography legitimizing their use as a source and expression of knowledge, and as a motivation to valorize other previous studies on this subject.
TipomasterThesis
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de História e de Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
URIhttp://hdl.handle.net/1822/29172
AcessoopenAccess
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado Integrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ana Cláudia Costa Mota.pdf7,68 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu Currículo DeGóis