Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/29144

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlves, Maria Palmira-
dc.contributor.authorFernandes, José António-
dc.contributor.authorSilva, Nuno Miguel-
dc.date.accessioned2014-05-26T10:20:08Z-
dc.date.available2014-05-26T10:20:08Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.issn2177-6210por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/29144-
dc.description.abstractEm Portugal, o Programa de Formação Contínua de Matemática para professores do 1º ciclo (do 1º ao 4º ano de escolaridade) tem por meta principal promover o conhecimento didático dos professores, tendo em vista o sucesso escolar dos alunos em matemática. No presente estudo, inquiriram-se 197 professores generalistas do 1º ciclo do ensino básico, que participaram no programa durante o ano letivo de 2007/2008, sobre as suas percepções acerca de várias dimensões do ensino e da aprendizagem da matemática e da sua participação no programa. Em termos de resultados, salientam-se, do antes para o depois da formação, algumas mudanças que vão no sentido das recomendações atuais para o ensino da matemática, que parecem requerer um maior tempo de formação tendo em vista o aprofundamento do conhecimento didático.por
dc.description.abstractIn Portugal, the Lifelong Training Program in Mathematics for elementary school teachers (from the 1st to the 4th grade) is primarily designed to promote the teachers’ didactic knowledge in order to improve the pupils’ performances in mathematics. In the present study, 197 generalist elementary school teachers who had participated in the program during the 2007/2008 school year were inquired about their perceptions concerning various dimensions of the teaching and learning of mathematics and about their participation in the program. Concerning results, we highlight, comparing the period before and after training, some changes that point to the current recommendations for the teaching of mathematics that seem to require a longer training period in order to improve the teachers’ didactic knowledge.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectPrograma de Formação Contínua em Matemáticapor
dc.subjectProfessores do 1º ciclo do ensino básicopor
dc.subjectDimensões de ensino e aprendizagempor
dc.subjectLifelong Training Program in Mathematicspor
dc.subjectElementary school teacherspor
dc.subjectTeaching and learning dimensionspor
dc.titleImpacto do Programa de Formação Contínua em Matemática para professores de 1º ciclo do ensino básico no seu conhecimento didáticopor
dc.title.alternativeThe impact of the Lifelong Training Program in Mathematics on the didactic knowledge of elementary school teacherseng
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/edu.2014.181.07/3992por
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationStartPage64por
oaire.citationEndPage76por
oaire.citationIssue1por
oaire.citationTitleEducação Unisinospor
oaire.citationVolume18por
dc.identifier.doi10.4013/edu.2014.181.07por
sdum.journalEducação Unisinospor
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2014 Educação Unisinos.pdfDocumento principal632,08 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID