Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/29144

TitleImpacto do Programa de Formação Contínua em Matemática para professores de 1º ciclo do ensino básico no seu conhecimento didático
Other titlesThe impact of the Lifelong Training Program in Mathematics on the didactic knowledge of elementary school teachers
Author(s)Alves, Maria Palmira
Fernandes, José António
Silva, Nuno Miguel
KeywordsPrograma de Formação Contínua em Matemática
Professores do 1º ciclo do ensino básico
Dimensões de ensino e aprendizagem
Lifelong Training Program in Mathematics
Elementary school teachers
Teaching and learning dimensions
Issue date2014
PublisherUniversidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
JournalEducação Unisinos
Abstract(s)Em Portugal, o Programa de Formação Contínua de Matemática para professores do 1º ciclo (do 1º ao 4º ano de escolaridade) tem por meta principal promover o conhecimento didático dos professores, tendo em vista o sucesso escolar dos alunos em matemática. No presente estudo, inquiriram-se 197 professores generalistas do 1º ciclo do ensino básico, que participaram no programa durante o ano letivo de 2007/2008, sobre as suas percepções acerca de várias dimensões do ensino e da aprendizagem da matemática e da sua participação no programa. Em termos de resultados, salientam-se, do antes para o depois da formação, algumas mudanças que vão no sentido das recomendações atuais para o ensino da matemática, que parecem requerer um maior tempo de formação tendo em vista o aprofundamento do conhecimento didático.
In Portugal, the Lifelong Training Program in Mathematics for elementary school teachers (from the 1st to the 4th grade) is primarily designed to promote the teachers’ didactic knowledge in order to improve the pupils’ performances in mathematics. In the present study, 197 generalist elementary school teachers who had participated in the program during the 2007/2008 school year were inquired about their perceptions concerning various dimensions of the teaching and learning of mathematics and about their participation in the program. Concerning results, we highlight, comparing the period before and after training, some changes that point to the current recommendations for the teaching of mathematics that seem to require a longer training period in order to improve the teachers’ didactic knowledge.
TypeArticle
URIhttp://hdl.handle.net/1822/29144
DOI10.4013/edu.2014.181.07
ISSN2177-6210
Publisher versionhttp://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/edu.2014.181.07/3992
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014 Educação Unisinos.pdfDocumento principal632,08 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID