Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/29124

TítuloComunicação política e produção radiofônica: o caso do programa 'A Voz do Brasil'
Autor(es)Souza, Fernando Henrique de
Orientador(es)Oliveira, Madalena
Palavras-chavePrograma oficial
Voz do Brasil
Getúlio Vargas
Radiobrás
Radiofônico
Governos
Official show
Voice of Brazil
Radio
Governments
Data2013
Resumo(s)“Comunicação Política e Produção Radiofônica: O Caso do Programa ‘A Voz do Brasil’” tem a intenção clara e objetiva de relatar a trajetória do programa radiofônico que está no ar há quase 78 anos e que já foi citado no Guinness Book, o livro dos recordes. A dissertação mostra as mudanças sofridas ao longo dos anos, a relação íntima de ’A Voz do Brasil’ com os governos, seu regime de exibição de caráter obrigatório, índice de audiência, público, entre outras questões. Produzido inicialmente pelo Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), o noticiário oficial já passou pelas mãos da extinta Agência Nacional, que foi substituída pela Empresa Brasileira de Notícias (EBN), depois pela Rádio Nacional de Brasília (Radiobrás) e agora está sob a responsabilidade da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), todos órgãos oficiais do governo brasileiro. O programa vai ao ar de Segunda a Sexta-feira, sempre às 19 horas, exceto aos sábados, domingos e feriados. Desde 1935, ano de sua criação, o programa tem a duração de uma hora. Atualmente os primeiros 25 minutos são destinados ao Poder Executivo e é realizado pela Empresa Brasileira de Comunicação, a EBC Serviços. Os demais 35 minutos, prégravados, são divididos, entre os Poderes do Judiciário, Senado e Câmara Federal.
“Political Communication and Radio Production: The Case of ‘Brazil's Voice Show’” intends clearly and objectively to show the trajectory of a radio show that is on the air for almost 78 years and that has been cited in the Guinness Book, the record books. The dissertation shows the changes suffered over the years, the close relationship of ‘The Voice of Brazil’ with governments, their system of mandatory display, viewing figures, public, among other matters. Originally produced by the Department of Press and Publicity (DPP), the official news has passed through the hands of the extinct National Agency, which was replaced by the Brazilian News Enterprise, by Brasilia National Radio (Radiobrás) and now is under the responsibility of the Communications Brazil Enterprise, all of them official agencies of Brazilian government. The show is on the air from Monday to Friday, always at 7 p.m., excluding Saturdays, Sundays and holidays. Since 1935, the year of its creation, the show lasts one hour. Nowadays the first 25 minutes are for the executive branch and is conducted by the Communication Brazil Enterprise. The remaining 35 minutes, pre-recorded, are shared among the Judiciary's Power, Senate and Parliamentarians House.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Audiovisual e Multimédia)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/29124
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations

Ficheiros deste registo:
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