Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/29107

TítuloHorizontes da interatividade na arte digital: o exemplo de Christa Sommerer e Laurent Mignonneau
Autor(es)Mello, Elenice Schmitz
Orientador(es)Almeida, Paulo Oliveira Freire
Palavras-chaveChrista Sommerer e Laurent Mignonneau
História da arte
Arte digital
Interatividade
Análise de artistas digitais
Usabilidade
History of art
Digital art
Interactivity
Analysis of digital artists
Usability
Data2013
Resumo(s)Com a tecnologia presente em nosso cotidiano as pessoas estão cada vez mais habituadas ao seu uso. Sendo assim, a tarefa de lidar com computadores, periféricos e softwares precisa cada vez menos ser explicada ou ensinada. Com isso, a participação do público em instalações ou mesmo em obras de arte parece ter-se tornado mais natural e fluída. Foram selecionados os artistas Christa Sommerer e Laurent Mignonneau como foco de estudo deste trabalho. Analisou-se suas obras, técnicas e linha de criação. Além disso, a arte sempre foi um tema que instigou a humanidade, que acompanha sua história. Como não poderia ser diferente, hoje em dia, tem-se uma ramificação da arte: a Arte Digital. Buscou-se compreender os conceitos intrínsecos nesse nicho da arte bem como entender de forma cronológica os caminhos que levaram essa arte a chegar aqui. Abordou-se ainda neste projeto, a questão da experiência do usuário, evidenciando as sensações que o artista deseja transmitir ou mesmo como a obra havia sido idealizada e como tomou um rumo diferente. Explorar-se-á o assunto da relação homem/máquina e sua evolução no decorrer dos anos. Mesmo que não exista uma única forma de criação, esta pesquisa será uma importante ferramenta para artistas iniciantes, que ainda estão a dar seus primeiros passos. E como resultado final desta dissertação, apresentam-se as distinções entre a criação de obras convencionais e de obras digitais. Entendendo melhor o processo como um todo.
With the technology in our everyday life, people are increasingly getting used to it. Thus, the task of dealing with computers, peripherals and software don´t need to be explained or taught. With this, the public paticipation in installations or even in works of art seems to have become more natural and fluid. It was selected the artists Christa Sommerer and Laurent Mignonneau as the focus of the study of this work. It was analyzed their works, techniques and line creation. Moreover, art has always been an issue that instigated humanity, it follows his history. It couldn´t be different today, when exists a branch of art: the Digital Art. It was tried to understand the concepts inherent in this niche of the art as well as understand chronologically the paths that led this art to get here. It is also addressed in this project, the issue of user experience, highlighting the feelings that the artist wishes to convey or even how the work was planned and how it has taken a different turn. It will explore the subject of the man / machine and its evolution over the years. Even if there is not only one form of creation, this research will be an important tool for new artists, who are making their first steps. And as a final result of this thesis, we present the distinctions between creating works of conventional arts and digital arts, trying to understand the whole process better.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Tecnologia e Arte Digital
URIhttps://hdl.handle.net/1822/29107
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DSI - Sociedade da Informação

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
tese_Elenice Mello_2013.pdf33,93 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID