Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/29058

TitleO contributo das ideias prévias dos alunos no desenvolvimento da aprendizagem conceptual em História e em Geografia : um estudo com alunos do 3º ciclo do ensino básico
Author(s)Carvalho, Carla Fernanda Salazar
Advisor(s)Barca, Isabel
KeywordsSocioconstrutivismo
Educação histórica
Educação geográfica
Ideias prévias
Socio constructivism
History education
Geographical education
Previous ideas
Issue date2013
Abstract(s)O Relatório nasce de uma Intervenção Pedagógica que encerra uma natureza dupla – pedagógica e investigativa – decorrida em contexto educativo de duas turmas de alunos que frequentavam o 8º ano e o 7º ano de escolaridade da Escola Básica 2,3 André Soares nas disciplinas de História e de Geografia, respetivamente. A bagagem conceptual com que o aluno entra na sala de aula levou-nos a desenvolver um estudo acerca das suas ideias prévias para aferir e compreender o seu contributo para o desenvolvimento da aprendizagem conceptual e inferencial, que são elementos essenciais da literacia histórica e geográfica dos alunos. Com esse propósito, tentamos responder às questões de investigação seguintes: Como é que as ideias prévias dos alunos podem contribuir para o enriquecimento da literacia histórica e geográfica do aluno na sala de aula e na sociedade em geral? De que forma as ideias prévias funcionam como um facilitador ou um entrave à construção do conhecimento histórico e geográfico? Dada a natureza do estudo, entendido numa abordagem de investigação ação, concebemos um questionário para ser implementado em dois momentos diferenciados - no início e no final da Intervenção Pedagógica - permeados por duas aulas de pendor socioconstrutivista, e por isso projetadas no sentido da condução à mudança ou aprofundamento conceptual. A análise de dados foi desenvolvida com recurso a uma abordagem de cariz indutivo, inspirada na Grounded Theory. Os resultados da Intervenção Pedagógica revelam uma progressão clara do nível qualitativo das ideias dos alunos no sentido do aprofundamento conceptual, produto, consideramos nós, das metodologias e experiências de aprendizagem empreendidas. Em consonância com os resultados, admitimos que a mudança conceptual raramente envolve um total abandono de um conceito a favor de outro. Ao invés, com frequência a mudança envolve adição de novos e retenção dos existentes, num quadro de compreensão mais complexo. As estratégias socioconstrutivistas desenvolvidas conduziram as respostas dos alunos para níveis de inferência mais sofisticados de tipo argumentativo no caso da História e de tipo problematizador no caso da Geografia. Atendamos, portanto, a algo mais que os conceitos substantivos dos alunos, mas ao contexto em que se concebem e ao «cimento» que os liga.
The report starts from a Pedagogical Intervention that has a double - pedagogical and investigative - nature carried out in an educational context of two classes, 8th and 7th grades of 2,3 André Soares basic school, in the subjects of History and Geography, respectively. The pupils’ conceptual background when entering the classroom made us develop a study about their previous ideas in order to understand and assess that contribution for the development of the conceptual and inferential learning, that are essential elements of the pupils’ historical and geographical literacy. For this purpose, we tried to answer the following research questions: How previous ideas of the pupils can contribute for the improvement of the pupils’ historical and geographical literacy in the classroom and in the society in general? How do previous ideas work as a facilitator or as an obstacle to the construction of the historical and geographical knowledge? Taking into account the nature of the study understood in a research-action approach, we conceived a questionnaire to be implemented in two different moments – at the beginning and at the end of a pedagogical intervention assumed in a socio-constructivism approach, thus planed in order to promote conceptual change or deepening. The data analysis was developed using an inductive approach inspired in the Grounded Theory. The results of the pedagogical intervention reveal a clear progression of the qualitative level of the pupils’ ideas toward a conceptual deepening, and that, we think, might be a result of the methodologies and learning experiences undertaken. In line with the results, we admit that the conceptual change rarely involves a total abandonment of a previous concept for another. Instead, often the change involves addition of new concepts and the retention of the existing ones, within a framework of a more complex understanding. The socio-constructivist strategies carried out led pupils’ answers to more sophisticated inferential levels, of argumentative type in the case of History and of problematizing type in the case of Geography. We must look, therefore, to something more that the substantive concepts of the pupils, namely the context where they are developed and the “concrete” that links them.
TypeMaster thesis
DescriptionRelatório de estágio de mestrado em Ensino de História e de Geografia no 3ºciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
URIhttp://hdl.handle.net/1822/29058
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado Integrado

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