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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMacedo, Ana Paula-
dc.contributor.authorRosário, Rafaela-
dc.contributor.authorSilva, Maria Augusta-
dc.contributor.authorBraga, Maria de Fátima Dias-
dc.contributor.authorAugusto, Cláudia-
dc.contributor.authorMartins, Cristina Araújo-
dc.contributor.authorAraújo, Odete-
dc.contributor.authorGomes, Lisa Alves-
dc.date.accessioned2014-05-16T11:06:45Z-
dc.date.available2014-05-16T11:06:45Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.isbn978-989-8272-17-1-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/29056-
dc.description.abstractO presente artigo centra-se no projeto Supervisão em Enfermagem: novas perspetivas para a mudança que decorreu entre abril de 2011 a março de 2012. Na génese do projeto esteve a preocupação dos docentes investigadores da ESE-UM com um conjunto de fatores relacionados com a qualidade do ensino e da aprendizagem em contextos clínicos, nomeadamente: a necessidade de implementar o novo Modelo de Desenvolvimento Profissional (Ordem dos Enfermeiros, 2010), a deficiente apropriação de práticas de supervisão e de articulação interorganizacional por parte dos supervisores, a necessidade de promover a formação em supervisão face à diversidade e complexidade dos contextos clínicos, e ainda a intensificação de políticas de avaliação da qualidade da investigação e do ensino. O projeto teve como objetivo principal desenvolver e avaliar um programa de intervenção centrado na formação teóricoprática de supervisores (enfermeiros e docentes) e na implementação e avaliação de projetos de investigaçãointervenção em contexto clínico, contribuindo para a problematização e debate das práticas de supervisão e a construção colaborativa de conhecimento profissional, nas dimensões conceptual, metodológica, interpessoal e interorganizacional. No desenvolvimento do programa pretendeu-se valorizar a interpretação dos significados da experiência dos intervenientes no processo de supervisão (docentes, enfermeiros e estudantes) e produzir conhecimento sobre o impacto de um plano de intervenção que visasse a melhoria da ação dos atores da supervisão em Enfermagem. A recolha de informação foi efetuada através de um conjunto alargado de procedimentos, nomeadamente a observação sistemática, o inquérito por questionário e por entrevista e as narrativas reflexivas dos participantes. Neste sentido, salienta-se a convicção de que os resultados deste projeto vão de encontro às diretrizes de desenvolvimento da profissão de Enfermagem que passam pelo aparecimento de medidas concretas para a melhoria da qualidade do ensino-formação e, consequentemente dos cuidados de saúde.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherAssociation Francophone Internationale de Recherche Scientifique en Education (AFIRSE)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectPrograma de intervençãopor
dc.subjectPráticas de supervisãopor
dc.subjectConstrução colaborativapor
dc.titleProblematizar e debater práticas de supervisão e a construção colaborativa de conhecimento profissionalpor
dc.typeconferencePaper-
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://afirse.ie.ul.pt/atas/AFIRSEActas2013.pdfpor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationConferenceDate31 jan. - 02 fev. 2013por
sdum.event.typecongresspor
oaire.citationStartPage490por
oaire.citationEndPage499por
oaire.citationConferencePlaceLisboa, Portugalpor
oaire.citationTitleXX Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSEpor
sdum.conferencePublicationXX Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSEpor
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