Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/29056

TitleProblematizar e debater práticas de supervisão e a construção colaborativa de conhecimento profissional
Author(s)Macedo, Ana Paula
Rosário, Rafaela
Silva, Maria Augusta
Braga, Maria de Fátima Dias
Oliveira, Cláudia
Martins, Cristina Araújo
Araújo, Odete
Gomes, Lisa Alves
KeywordsPrograma de intervenção
Práticas de supervisão
Construção colaborativa
Issue date2013
PublisherAssociation Francophone Internationale de Recherche Scientifique en Education (AFIRSE)
Abstract(s)O presente artigo centra-se no projeto Supervisão em Enfermagem: novas perspetivas para a mudança que decorreu entre abril de 2011 a março de 2012. Na génese do projeto esteve a preocupação dos docentes investigadores da ESE-UM com um conjunto de fatores relacionados com a qualidade do ensino e da aprendizagem em contextos clínicos, nomeadamente: a necessidade de implementar o novo Modelo de Desenvolvimento Profissional (Ordem dos Enfermeiros, 2010), a deficiente apropriação de práticas de supervisão e de articulação interorganizacional por parte dos supervisores, a necessidade de promover a formação em supervisão face à diversidade e complexidade dos contextos clínicos, e ainda a intensificação de políticas de avaliação da qualidade da investigação e do ensino. O projeto teve como objetivo principal desenvolver e avaliar um programa de intervenção centrado na formação teóricoprática de supervisores (enfermeiros e docentes) e na implementação e avaliação de projetos de investigaçãointervenção em contexto clínico, contribuindo para a problematização e debate das práticas de supervisão e a construção colaborativa de conhecimento profissional, nas dimensões conceptual, metodológica, interpessoal e interorganizacional. No desenvolvimento do programa pretendeu-se valorizar a interpretação dos significados da experiência dos intervenientes no processo de supervisão (docentes, enfermeiros e estudantes) e produzir conhecimento sobre o impacto de um plano de intervenção que visasse a melhoria da ação dos atores da supervisão em Enfermagem. A recolha de informação foi efetuada através de um conjunto alargado de procedimentos, nomeadamente a observação sistemática, o inquérito por questionário e por entrevista e as narrativas reflexivas dos participantes. Neste sentido, salienta-se a convicção de que os resultados deste projeto vão de encontro às diretrizes de desenvolvimento da profissão de Enfermagem que passam pelo aparecimento de medidas concretas para a melhoria da qualidade do ensino-formação e, consequentemente dos cuidados de saúde.
TypeConference paper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/29056
ISBN978-989-8272-17-1
Publisher versionhttp://afirse.ie.ul.pt/atas/AFIRSEActas2013.pdf
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:ESE-CIE - Livros de atas / Papers in conference proceedings

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