Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/1822/29047

TítuloO jogo de interpretação de papéis nas aulas de História e de Geografia : um projeto com alunos do 8º ano do ensino básico
Autor(es)Elias, Sónia Margarete Doutel
Orientador(es)Melo, Maria do Céu
Palavras-chaveJogo de interpretação de papéis
História
Geografia
Aprendizagem
Role play game
History
Geography
Learning
Data2013
Resumo(s)O presente Relatório de Estágio de Intervenção Pedagógica Supervisionada tem como intuito apresentar o quadro teórico e metodológico em que se inscreve o estudo realizado ao nível do Ensino da História e da Geografia no 3ºciclo do Ensino Básico. Elegeu-se como tema/objeto o jogo de interpretação de papéis e pretendeu-se investigar o impacto desta estratégia na criação de ambiente positivo para a aprendizagem da História e de Geografia. Pensar o ensino hoje, passa por reconsiderar as práticas educativas mais tradicionais que valorizam a memorização. Esta investigação foi implementada em contexto real de aprendizagem na Escola Básica do Segundo e Terceiros Ciclos Dr. Francisco Sanches no concelho de Braga, numa turma do 8.º ano de escolaridade. A turma era composta por vinte e seis alunos. A investigação foi enquadrada nos conteúdos programáticos das correspondentes áreas disciplinares, nos seguintes subtemas: «A cultura e o iluminismo em Portugal face a Europa» (História) e «Distribuição e mobilidade da população» (Geografia). Tendo em conta o desenvolvimento do trabalho, as observações conseguidas e os resultados encontrados com as fichas e jogos realizados, pretendeu-se verificar as possibilidades que o recurso referido apresentava ao nível da motivação e desenvolvimento de competências. O professor hoje deve conjugar elementos variados na sala de aula, considerar não apenas o raciocínio, o desenvolvimento motor, mas também a criatividade e a imaginação no desenvolvimento do aluno. Baseado neste princípio, o jogo de interpretação de papéis assume-se como uma estratégia pedagógica que desenvolve o raciocínio lógico e a criatividade, estimulando os alunos para a pesquisa e leitura interpretativa de informação que sustente a sua performance, e o desenvolvimento de competências adstritas à cooperação e autonomia.
This report has the intention to introduce the theoretical and methodological framework on which are inscribed the teaching of History and Geography of the 3rd cycle of Basic Education. We chose as a theme/object role-playing game and intended to investigate the impact of this strategy on creating a positive environment for learning History and Geography. Thinking about teaching today involves reconsidering the more traditional educational practices that value memorization. This research was implemented in School Dr. Francisco Sanches, in Braga, with students from the 8th grade/Basic Education. The class was composed of twenty-six students. The research was framed in the syllabus of the relevant subject areas, of the following subtopics: "Culture and the Enlightenment in Portugal face Europe” (History) and “Distribution and mobility of the population” (Geography). Regarding the development of the work, the observations and the results achieved with the worksheets and games played, we intended to verify the possibilities of role-playing to the level of motivation and skills development. The teacher today must combine various elements in the classroom, consider not only the reasoning, motor development, but also the creativity and imagination in the development of the student. Based on this principle, the role-playing is assumed as a pedagogical strategy that develops logical reasoning and creativity, encouraging students to research and interpretive reading of information to support their performance and skills development amassed for the cooperation and autonomy.
TipomasterThesis
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de História e de Geografia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
URIhttp://hdl.handle.net/1822/29047
AcessorestrictedAccess
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado Integrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Sónia Margarete Doutel Elias.pdf2,89 MBAdobe PDFVer/Abrir  Solicitar cópia ao autor!

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu Currículo DeGóis