Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/29040

TítuloAprendizagem cooperativa e colaborativa recorrendo ao vídeo : uma abordagem no contexto do ensino profissional
Autor(es)Almeida, Bárbara Cristina de Oliveira
Orientador(es)Oliveira, Lia Raquel
Data2013
Resumo(s)O presente relatório descreve o processo relativo à definição, implementação e avaliação do projeto de intervenção pedagógica sob o tema “Aprendizagem cooperativa e colaborativa recorrendo ao vídeo: uma abordagem no contexto do ensino profissional” e, simultaneamente, o processo de investigação-ação crítica subjacente que teve como questão/tema “Motivar no ensino profissional! Como?”. Estes dois processos integram o projeto de intervenção previsto para o Estágio Profissional do Mestrado em Ensino de Informática, da Universidade do Minho. O projeto de intervenção teve como público-alvo os alunos de uma turma do 11º ano, do curso técnico de informática de gestão, na disciplina de Aplicações Informáticas e Sistemas de Exploração, Módulo 7 – Políticas de Segurança, numa escola do distrito de Aveiro. Teve como objetivo principal aferir se o recurso a estratégias ligadas às novas tecnologias digitais e, em particular, as ligadas ao audiovisual, pode ser um agente motivador. A estratégia foi implementada em consonância com os elementos do núcleo de estágio da escola. Recorreu-se ao vídeo processo, tendo os alunos criado os seus próprios vídeos didáticos, trabalhando cooperativamente e colaborativamente na sua planificação e edição, construindo a sua aprendizagem e na dos seus pares através da apresentação dos vídeos criados. As opções estratégicas tomadas foram suportadas pela recolha de dados através de várias técnicas e instrumentos: questionários, observação naturalista e tarefas exploratórias. A tarefa exploratória “Anima-te” confirmou o interesse dos alunos pela edição de vídeo, através da realização de pequenos vídeos recorrendo à ferramenta web Animoto e posterior resposta a um questionário de avaliação. Os conteúdos não abordados nos vídeos realizados pelos alunos foram lecionados recorrendo a um jogo on-line, baseado num quizz com questões relativas ao módulo, mas em que o objetivo do jogo era obtenção de créditos para a aquisição de uma equipa de futebol. O futebol foi um tema recorrente na criação de recursos didáticos pois a turma era maioritariamente masculina e com grande interesse nessa temática. A qualidade dos vídeos apresentados, a observação das aulas e os resultados do questionário final levaram o núcleo de estágio a concluir que a opção pelo vídeo foi uma aposta ganha tendo aumentado a motivação dos alunos.
The current report describes the process related with the definition, implementation and evaluation of the pedagogical intervention, under the theme “Cooperative and collaborative Apprenticeship resorting to video: a professional teaching context approach” and, simultaneously, the investigation-action implied critique process that had as a theme/question “Motivate the professional teaching! How?”. These two processes are part of the intervention project expected for the Professional Training of the Master’s Degree on Computer Teaching, of the Minho University. The intervention project had as a target audience the students of an 11th grade class of the Technical Course of Computer Technician and Management, on the subject of Computer Applications and Exploration Systems, Module 7 – Safety Policies, at a school of the Aveiro district. Had as a main purpose to gauge if the recourse to strategies connected with the new digital technologies and, particularly, those linked to audiovisual, may be a motivational agent. The strategy was implemented in agreement with the elements of the school training group. We resorted to the video process, having the students created their own educational videos, working in cooperation and collaboratively on the planning and editing, building their apprenticeship and of their peers through the presentation of the created videos. The strategical options taken were based on the gathering of data through various instruments, for instance: surveys, naturalist observation and exploratory tasks. The exploratory task “Anima-te” confirmed the students’ interest for video editing, through the accomplishment of small videos using web Animoto tool and posterior answering to an evaluation questionnaire. The contents not handled on the videos directed by the students were taught using an on line game, based on a quiz with questions related with the module, but with the game purpose of obtaining credits for the purchase of a football team. Football was a recurrent theme on the creation of educational resources since the class was majorly male and with great interest on that set of themes. The quality of the presented videos, the class observation and the results of the final survey led the training group to conclude that the option for video was a won bet having increased the students’ motivation.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Informática
URIhttps://hdl.handle.net/1822/29040
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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