Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/28997

TítuloA literatura de ficção histórica na construção do conhecimento histórico
Autor(es)Reis, Diana Catarina Couto
Orientador(es)Solé, Maria Glória Parra Santos
Data2013
Resumo(s)O presente documento constitui um relatório reflexivo de uma intervenção pedagógica, integrado na Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, que se centra na temática: “A literatura de ficção histórica para a construção do conhecimento histórico”. No âmbito desta investigação, o objetivo central é perceber de que forma a literatura de ficção histórica contribui para a construção do conhecimento histórico do aluno. Neste sentido, procedeu-se à realização de um conjunto de atividades partindo da interpretação e exploração das narrativas ficcionais, que culminou na construção de narrativas, que foram o objeto de análise primordial para o presente projeto de intervenção. As obras de literatura de ficção histórica utilizadas intitulam-se, Era uma vez um rei conquistador de José Jorge Letria (1.º ciclo) e O Tesouro de Manuel António Pina (2.º ciclo). O projeto foi implementado numa turma do 4.º ano e numa turma do 6.º ano, ambas do mesmo Agrupamento de Escolas situado no centro de Braga. O presente projeto de intervenção baseia-se numa abordagem de ensino – aprendizagem construtivista operacionalizado no modelo de aula-oficina, pois o aluno é o construtor do seu próprio conhecimento, nomeadamente, do conhecimento histórico. A metodologia centra-se na investigação-ação, pois contribui para uma efetiva articulação entre a teoria e prática, e funciona como um meio potenciador para o desenvolvimento profissional do professor-investigador. Para a recolha dos dados foram usados várias técnicas e instrumentos, um questionário inicial, com um conjunto de questões para o levantamento das ideias/conhecimentos prévios sobre os conteúdos temáticos a serem trabalhados e de propostas de várias tarefas, entre as quais a construção de narrativas (duas em cada ciclo) sobre conteúdos de História abordados em cada ano escolar (4.º ano e 6.º ano) trabalhados a partir das narrativas de ficção histórica em articulação com o recursos a outras fontes Procedeu-se a uma análise qualitativa das construções de narrativas dos alunos, sujeitas a uma análise indutiva, que posteriormente foram categorizadas por níveis de progressão. O presente projeto permitiu concluir que os alunos dos dois ciclos (1.º e 2.º ciclo) constroem conhecimento histórico através da exploração de obras literárias de ficção histórica, distinguindo nestas o ficcional do real, e integrando significativos contributos destas obras nas suas narrativas, não substituindo no entanto as evidências produzidas a partir do cruzamento de outras fontes diversas. As obras de ficção histórica revelaram-se recursos importantes na construção do conhecimento histórico.
The present document is a reflective report of a pedagogical intervention, integrated in the curriculum unit of Supervised Teaching Practice which is part of the Masters in Education for the 1st and 2nd Cycles of Primary School, which focuses on the theme: "The historical fiction literature for the construction of historical knowledge”. Within this research, the main objective is to understand how the historical fiction literature contributes to the student’s construction of historical knowledge. In this sense, it was carried out a range of activities based on the interpretation and development of fictional narratives, which culminated in the construction of narratives that will be the primary object of analysis for this intervention project. The literary works of historical fiction used are called, Era uma vez um rei conquistador from José Jorge Letria (1st Cycle) and O Tesouro from Manuel António Pina (2nd Cycle). The project was implemented in a class of the 4th grade and 6th grade, both of the same group of schools located in the center of Braga. This intervention project is based on an constructivist teaching-learning approach operationalized in a class-workshop model, because the student is the builder of his own knowledge, including historical knowledge. The methodology focuses on research-action as it contributes to an effective link between theory and practice, and works as an enhancer for the professional development of the teacher-researcher. For data collection were used various techniques and instruments, an initial questionnaire with a set of questions for the survey of ideas/previous knowledge about the thematic content to be worked out and proposals for various tasks, including the narratives construction (two in each cycle) on content of history covered in each school year (4th grade and 6th grade) worked from the historical fiction narratives in conjunction with funds from other sources. Was conducted a qualitative analysis of student’s construction of narratives, subject to an inductive analysis, and were subsequently categorized by levels of progression. This project concluded that the students of the two cycles (1st and 2nd Cycles) construct historical knowledge through the exploration of historical fiction literary, distinguishing the real from the fictional, and integrating significant contributions of these works in their narratives not replacing however the evidence produced from the crossing of several other sources. The historical fiction works proved to be important resources in the construction of historical knowledge
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
URIhttps://hdl.handle.net/1822/28997
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Diana Catarina Couto Reis.pdf5,78 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID