Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/28984

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPipa, Luís-
dc.contributor.authorFonte, Vera Maria Seco Afonso da-
dc.date.accessioned2014-05-13T10:08:56Z-
dc.date.available2014-05-13T10:08:56Z-
dc.date.issued2013-
dc.date.submitted2013-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/28984-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Músicapor
dc.description.abstractO processo de memorização musical tem sido, nas últimas décadas, objeto de estudo em diversas investigações. Todavia, poucos trabalhos se têm dedicado ao desenvolvimento de estratégias pedagógicas para o ensino da memorização. Neste contexto, verifica-se uma lacuna na investigação, relativamente ao impacto do trabalho de memorização em sala de aula, ao modo como os estudantes encaram o processo de memorização e à forma como esta afeta a sua segurança em palco. Este relatório de estágio tem por base um estudo de caso, realizado no Conservatório de Música do Porto, com alunos do ensino complementar, que teve como principal objetivo desenvolver e aplicar pedagogicamente um conjunto de estratégias para a memorização de uma “Fuga” do Cravo Bem Temperado de J. S. Bach, cuja performance de memória é frequentemente requerida pelos programas dos Conservatórios e em concursos de piano. As estratégias selecionadas procuraram contrariar a tendência frequente dos estudantes de recorrer a um processo de memorização essencialmente espontâneo. Baseando-se na aplicação consciente de diferentes tipos de memória (motora, auditiva, visual, estrutural, emocional, linguística), este trabalho foca processos como a seleção de dedilhação, análise musical, entoação e direção musical, entre outros. Numa primeira fase, os alunos receberam, em aulas de conjunto, as bases teóricas sobre o processo de memorização. Posteriormente, foram aplicadas, em aulas individuais e de grupo, diferentes estratégias baseadas na literatura, para a memorização da obra selecionada (Fuga em Fá M, 1º caderno, BWV 856), culminando com uma performance pública da mesma, de memória. Os instrumentos de recolha de dados consistiram em entrevistas, pré e pós intervenção, assim como gravações vídeo das aulas e uma performance pública final. Os resultados revelaram-se animadores, na medida em que se verificou uma grande eficácia e rapidez de memorização por parte de todos os alunos, bem como uma evolução significativa noutras capacidades performativas.por
dc.description.abstractThe process of musical memorization has been, in recent decades, object of study in several investigations. However, few studies have been dedicated to the development of pedagogical strategies for teaching memorization. In this way, there is a gap in research on the impact of the work within the classroom on how students view the memorization process and how this affects their security on stage. This internship report is based on a case study carried out at Oporto Music Conservatory, with secondary school students, having as the main purpose the development and pedagogical implementation of a set of strategies for the memorization of a "Fugue" from J. S. Bach’s Welltempered Clavier, whose memorised performance is often required in conservatory examinations and piano competitions. The selected strategies sought to counter the frequent tendency of students to rely on a process of memorization that is essentially spontaneous. Based on the conscious application of different types of memory (auditory, visual, motor, emotional, linguistic, structural), this work focuses on processes such as selection of musical analysis, fingering, singing, musical direction, among others. Initially, students received, collectively, the theoretical bases on the memorization process. Later, in individual and group lessons, different strategies, based on literature, for the memorization of the selected work (Fugue in F Major, 1st book, BWV 856) were applied, culminating in a memorised public performance. The data collection instruments consisted of pre and post intervention interviews and video recordings of classes and final public performance. The results were encouraging, in view of the great effectiveness and speed of learning presented by every student, together with a significant evolution in other performing skills.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectMemóriapor
dc.subjectMemorizaçãopor
dc.subjectRepertório pianísticopor
dc.subjectEnsino de músicapor
dc.subjectProjeto de intervençãopor
dc.subjectMemorypor
dc.subjectMemorisationpor
dc.subjectPiano repertoirepor
dc.subjectMusic teachingpor
dc.subjectIntervention projectpor
dc.titleMemorização de uma fuga do Cravo Bem Temperado de J. S. Bach : aplicação pedagógica de estratégias de memorização em alunos de piano do ensino vocacionalpor
dc.typemasterThesis-
dc.subject.udc78:372.878por
dc.subject.udc372.878:78por
dc.subject.udc78.064 BACHpor
dc.subject.udc786.2por
dc.subject.udc159.953por
dc.identifier.tid201216990por
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Vera Maria Seco Afonso da Fonte.pdf4,27 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID