Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/28976

TítuloO desenvolvimento da interação oral nas aulas de língua materna e de língua estrangeira
Autor(es)Costa, Marisa Isabel Magalhães da
Orientador(es)Silva, António Carvalho da
Núñez Sabarís, Xaquín
Data2013
Resumo(s)O presente relatório insere-se no âmbito do Estágio Profissional do Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e do Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário e tem como objetivo documentar o trabalho realizado ao longo do ano letivo 2012/2013 no contexto específico de duas turmas de línguas e níveis distintos: uma do 10.º ano, de Português e outra do 8.º ano, de Espanhol (iniciação). Este projeto centrou-se no desenvolvimento da subcompetência da interação oral em ambas as línguas, através da implementação diversificada de estratégias e de atividades realizadas essencialmente em grupo. O enquadramento teórico deste projeto teve três pontos principais: (1) o lugar da interação oral nos vários documentos reguladores oficiais tanto para Português, como para Espanhol, (2) a forma como se processa a avaliação da subcompetência referida e (3) como é possível desenvolver o tema do projeto à luz da literatura especializada: Reyzábal (1993), Cassany (1997), Cazden (1991), Lomas (1997). Estruturado em dois capítulos fundamentais, este relatório pretende documentar o caminho percorrido ao longo do Estágio Profissional nas diversas fases: diagnóstico, intermédia e final. Na primeira, traçámos o perfil dos grupos-meta em ação e em contexto. A partir dos resultados obtidos, elaborámos um conjunto de estratégias e atividades que pretendiam desenvolver a interação informal em contexto de sala de aula, dotando os alunos de uma subcompetência fundamental para a sua inserção em sociedade e transformando-os em indivíduos culturalmente competentes. Por fim, avaliámos o impacto dessas estratégias, que se revelou positivo, nomeadamente no que diz respeito ao aumento do uso da língua estrangeira em sala de aula e de uma maior consciencialização da importância da interação oral na língua materna.
The present report reflects the Professional Internship of the Master’s degree in teaching Portuguese and Spanish. It documents the work carried during the school year 2012/2013. Two different groups of students at two different levels and studying different languages are the object of this report: a 10th grade Portuguese Language group and a 8th grade Spanish beginners’ level group. The work focused on the development of an oral interaction sub-competence in both languages by means of applying several strategies and activities essentially carried out within classroom groups. The theoretical framework of this project had three key points into account: (1) the placement of oral interaction in the regulating official documents, (2) the assessment of this sub competence and (3) how it is possible to develop the topic of this project in the light of specialized literature: Reyzábal (1993), Cassany (1997), Cazden (1991), Lomas (1997). The report is divided in two main chapters and provides a perspective of the work done during the Professional Internship in different moments: diagnosis, intermediate and final evaluation. At a first stage, a profile of the target-groups in action and context was drawn. From the results, a set of strategies and activities was elaborated aiming at developing informal interaction in the classroom with the purpose endowing the students with an essential sub-competence for their inclusion in society and their transformation into culturally competent individuals. Finally, we analyzed the impact of those strategies, which was positive, namely in what concerns the more use of foreign language in classroom and a better understanding of the importance of oral interaction in native language.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário
URIhttps://hdl.handle.net/1822/28976
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Marisa Isabel Magalhães da Costa.pdf3,05 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID