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TítuloEnsinar números racionais no 1º CEB: uma experiência com alunos do 4º ano em período de transição de documentos curriculares
Autor(es)Fernandes, Magda Sofia Lourenço
Orientador(es)Mamede, Ema
Palavras-chaveNúmero racional
Comparação ordenação e equivalência de racionais
Diferentes significados
Representações
Rational number
Comparison ordering and equivalence of rationals
Different meanings
Representations
Data2013
Resumo(s)Este estudo procura perceber como as crianças no final do 1.º Ciclo constroem o conceito de número racional quando este é trabalhado nos significados quociente, parte-todo, operador e medida, após terem sido previamente expostas a um contacto com o Programa de matemática tradicional. Para tal, procurar-se-á entender: como os alunos compreendem a representação, a ordenação e a equivalência de fração em cada um dos significados; e como estes articulam os diferentes modos de representação de um número racional nestes significados. A metodologia adotada é de natureza qualitativa, de tipo de estudo de caso, tendo sido realizados seis estudos de caso. Para foco dos estudos de caso foram selecionados alunos com 9 e 10 anos. O investigador deste estudo é igualmente o professor da turma. A recolha de dados recorreu a técnicas como observação com registos vídeo e áudio, registos escritos dos alunos e notas de campo. Os alunos em estudo realizaram uma trajetória de aprendizagem de 12 sessões, onde tiveram contacto com tarefas envolvendo números racionais com diferentes significados e diferentes representações. Os dados do estudo permitem caracterizar o desenvolvimento da compreensão do número racional realizado pelos alunos com esta trajetória, concluindo que estes desenvolveram a noção de número racional sendo capazes de trabalhar com as suas diferentes representações: fracionária, decimal e percentual, e sendo capazes de resolver tarefas nos diferentes significados de número racional. Os alunos, ao longo desta sequência, melhoraram as noções de ordenação e equivalência de números racionais. Os dados apontam também que a sequência escolhida para introdução de diferentes significados foi facilitadora da compreensão do conceito de número racional, levando a concluir que a transição do Programa tradicional (ver DEB, 1991) para as orientações do Programa de matemática (DGIDC, 2007) foi conseguida globalmente, de uma forma tranquila.
This study aims to understand how children at the end of the 4th grade build the concept of rational number when it is worked with the meaning of quotient, part-whole, operator and measurement, after they have been exposed to the traditional math syllabus. For this purpose, we will try to perceive: how students understand representation, ordering and equivalence of fractions in each of its meanings; and how they articulate the different modes of representation of a rational number in these meanings. The methodology adopted is of qualitative, case study nature, having six case studies been conducted. Children between the ages of 9 and 10 were selected as the focus group of the case studies. The researcher of this study is equally the teacher of this class. The collection of data used techniques such as observation with video and audio recording, written records of the students and field notes. The students in the study made a learning trajectory of 12 sessions, in which they had contact with tasks involving rational numbers with different meanings and different representations. The data of the study allow for a characterization of the development of understanding of the rational number by the students on this trajectory, concluding that the students developed a notion of rational number being able to work with its different representations: fractional, decimal and its percentage, and being able to solve tasks in the different meanings of the rational number. The students, during this sequence, improved the notions of ordering and equivalence of rational numbers. The data also indicate that the sequence chosen to introduce the different meanings facilitated the understanding of the concept of the rational number, leading to conclude that the transition from the traditional Syllabus (see DEB, 1991) to the guidelines of the math Syllabus (DGIDC, 2007) was achieved overall in a quiet and effective manner.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Ensino e Aprendizagem da Matemática)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/28893
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEC - Dissertações de Mestrado

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