Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/28889
Título: | Perguntar, explorar e descobrir sobre o mundo físico na creche e no jardim de infância |
Autor(es): | Silva, Cristina Maria Passos Costa e |
Orientador(es): | Vieira, Maria de Fátima Cerqueira Martins |
Palavras-chave: | Ciências e experiências Aprendizagem ativa Conhecimento do mundo Sciences and experiences Active learning World knowledge |
Data: | 20-Mai-2013 |
Resumo(s): | Este relatório apresenta o projeto de intervenção pedagógica desenvolvido em contexto
de creche e de jardim de infância que visou promover nas crianças atitudes e competências
inerentes à aprendizagem das ciências.
O projeto sob o tema - Perguntar, explorar e descobrir sobre o mundo físico na creche e
no jardim de infância - partiu da identificação do interesse das crianças pela realização de
experiências ligadas às ciências. Através da observação, da interação com as crianças e de uma
reflexão conjunta com as educadoras cooperantes, foi possível identificar um grande interesse
das crianças por atividades experimentais e uma grande curiosidade em saber mais sobre
alguns fenómenos naturais. Este projeto visou responder ao interesse das crianças, ampliar a
sua curiosidade, criar oportunidades de experimentação e descoberta no domínio das ciências,
salvaguardando a necessária articulação com outras áreas e domínios de conteúdo para a
educação pré-escolar.
No jardim de infância as estratégias pedagógicas envolveram a realização de atividades
experimentais e a introdução de alguns materiais na área das ciências. Quanto à intervenção em
creche, as estratégias foram ao encontro das características do grupo de crianças, centrando-se
na exploração de novos materiais e objetos.
A intervenção no jardim de infância ampliou a curiosidade das crianças sobre diferentes
fenómenos do meio ambiente, promoveu a aquisição de algumas atitudes e competências
científicas, assim como o desenvolvimento de novos conhecimentos. Em creche, as atividades
de exploração permitiram às crianças o contacto com novos materiais, desenvolver uma
observação mais atenta e alargar os seus conhecimentos em relação ao ambiente que as rodeia. This report presents the pedagogical interventional project, developed in crèche and preschool context which aims to promote attitudes and competencies related to the learning of science. The project -“Ask, explore e discover about the surrounding (physical) world in crèche and preschool”- started bearing in mind the children’s interests regarding the experiences in sciences. Through observation, interaction with children and cooperating teachers’ thoughtfulness, it was possible to identify children’s great interest in experimental activities and a great curiosity to know more about natural phenomenons. This project aimed to fulfil children’s expectations, developing their curiosity, creating experimental opportunities in the sciences area, not forgetting the other learning areas of preschool teaching. Therefore, in preschool the pedagogical strategies were based on experimental activities and on the introduction of some materials in the sciences area. As far as the nursery school is concerned, the strategies were implemented according the children’s ages, focusing on exploring new materials and objects. The intervention in preschool broadened children’s curiosity about different phenomenons related to surrounding world, promoted the acquisition of scientific competencies, as well as developed new knowledge. In the crèche context, the exploring activities allowed children to contact with new materials, develop an eager observation and widen their knowledge related to the surrounding environment. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/28889 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Cristina Maria Passos Costa e Silva.pdf | 3 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |