Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/28886

TítuloExplorando a linguagem no jardim de infância e na creche: algumas potencialidades
Autor(es)Pereira, Ana Rita Magalhães
Orientador(es)Vieira, Maria de Fátima Cerqueira Martins
Palavras-chaveLinguagem
Comunicação
Language
Communication
Data31-Mai-2013
Resumo(s)O presente relatório descreve, fundamenta e analisa o projeto de intervenção pedagógica, realizada na valência de Jardim de Infância e de Creche, e centrou-se na promoção de experiencias de aprendizagem no domínio da linguagem e da comunicação. Este trajeto iniciou-se com a observação, a interação com as crianças e o diálogo com as educadoras cooperantes, de modo a identificar uma problemática ou um interesse particular para as crianças, definindo posteriormente um plano de intervenção e, consequentemente, os seus objetivos. Assim, para a intervenção pedagógica foi definido o tema Explorando a linguagem no Jardim de Infância e na Creche: Algumas potencialidades. Em Jardim de Infância, este tema foi baseado no particular interesse das crianças por rimas, pelas palavras escritas, pela procura de sons das palavras, por querer conhecer as letras e saber como se escreve determinada palavra e qual é a letra inicial de determinada palavra. Como o próprio tema indica, a intervenção pedagógica teve como objetivos a promoção de experiências e atividades diversificadas de linguagem oral e escrita, passando, ainda, pela promoção da compreensão da funcionalidade da linguagem escrita. Todos estes objetivos foram desenvolvidos utilizando diferentes estratégias como jogos de palavras, leitura e exploração de histórias, audição de canções, entre outros. No contexto de Creche, as crianças encontram-se numa fase crucial de desenvolvimento da linguagem através das suas interações com os pares, os adultos e o meio envolvente. Deste modo, o projeto de intervenção pedagógica, em Creche, centrou-se na promoção de experiências diversificadas de linguagem e comunicação através de diferentes estratégias, como a leitura e exploração de histórias, e de atividades de exploração sensorial que envolvesse a criança e a desafiasse a comunicar ideias e descobertas. A intervenção desenvolvida no Jardim de Infância ampliou a curiosidade das crianças quanto ao significado das palavras à sua volta, promoveu nas crianças a consciência fonológica e competências para criar e narrar histórias. Em Creche, as atividades desenvolvidas alargaram as oportunidades de ouvir histórias, imitar sons, cantar canções, conhecer e pronunciar novas palavras e explorar o meio envolvente.
The present report describes, analyses and justifies a pedagogical intervention project, held in valence of Kindergarten and Nursery, and focused on the promotion of learning experiences in the field of language and communication. This journey began with observation, interaction with the kids and dialogue with cooperating teachers in order to identify a problem or a particular interest for the children, followed by setting a plan of action and consequently their goals. Hence, for pedagogical intervention the defined theme was Exploring language in Kindergarten and Nursery: Some potential. In Kindergarten, this theme was based on the particular interests of children by rhymes, written words, search for the sound of words, for the willingness to learn the words, know how to spell that word and what is the first letter of a the given word. As the theme suggests, the educational intervention aimed at the promotion of diverse experiences and activities of oral and written language, considering the promotion of comprehension of the functionality of the written language. All these goals were developed using different strategies such as word games, reading and exploring stories, listening to songs, among others. In the context of Nursery, children are at a crucial stage of language development through their interactions with their peers, adults and the environment. Therefore, the design of educational intervention in the Nursery was focus on the promotion of diversified experiences of language and communication through different strategies such as reading and exploring stories, and sensory exploration activities involving the child and challenging him to communicate ideas and discoveries. The intervention developed in Kindergarten expanded children's curiosity about the meaning of words around them, promoted in children the phonological awareness and skills to create and to tell stories. In the Nursery, the activities have extended opportunities to hear stories, imitating sounds, sing songs, and learn to pronounce new words and explore their surrounding environment.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio do mestrado em Educação Pré-Escolar
URIhttps://hdl.handle.net/1822/28886
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ana Rita Magalhães Pereira.pdf5,35 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID