Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/28884
Título: | Comunicação e linguagem na creche e no jardim de infância : alguns desafios |
Autor(es): | Coelho, Ana Rafaela da Costa |
Orientador(es): | Vieira, Maria de Fátima Cerqueira Martins |
Palavras-chave: | Comunicação Linguagem oral Linguagem escrita Consciência fonológica Communication Oral language Written language Phonological awareness |
Data: | 2013 |
Resumo(s): | O presente relatório expõe e analisa o projeto de intervenção pedagógica desenvolvido
em contexto de jardim de infância e de creche no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do
Mestrado em Educação Pre Escolar. Este Projeto teve como finalidade promover a comunicação
e a linguagem oral das crianças nos dois contextos e ampliar o interesse pela escrita, no Jardim
de infância. Neste último contexto, a intervenção pedagógica desenvolvida conferiu à consciência
fonológica um papel de relevo enquanto processo que opera a ligação entre a linguagem oral e a
descoberta da escrita.
Baseado nestes propósitos, a intervenção procurou adequar-se à especificidade de
ambos os contextos e neste sentido, foram desenhadas estratégias que fossem sensíveis às
necessidades e interesses das crianças. A leitura de histórias e a criação de momentos de
diálogo foram estratégias privilegiadas em Creche. Em Jardim de Infância, procurou-se criar
momentos de conversação, incentivar as crianças a reflectirem sobre a linguagem oral através
de tarefas de consciência silábica e fonémica, jogos de palavras, rimas, travalínguas e adivinhas
e da exploração de diversas formas de escrita.
A intervenção pedagógica desenvolvida em ambos os contextos permitiu identificar
alguns ganhos na aprendizagem das crianças com destaque, na creche, para um evidente
envolvimento das crianças nas situações de interação e de conversação entre pares e com os
adultos e na crescente curiosidade em torno do meio envolvente. Em Jardim de Infância
constatou-se uma maior sensibilidade das crianças quanto à estrutura sonora das palavras, uma
atenção especial aos seus modos de expressão oral e escrita e uma evolução das suas
competências neste domínio. The present report exposes and analyses a pedagogical intervention project developed in kindergarten and Nursery in the sphere of Supervised Teaching Practice in Pre-School Education Master. This Project aimed to encourage children’s communication and oral language in both contexts and increase the interest of written in Kindergarten. The pedagogical intervention that was developed in Kindergarten gave to phonological awareness a major role as a process that operates the connection between the oral language and writing discovery. Based on these purposes, the intervention tried to adapt to the specificity of both contexts and in this sense, strategies that were sensitive to children’s needs and interests were designed. Reading stories and creating dialogue moments were privileged strategies in Nursery. In Kindergarten we tried to encourage children to reflect, in a conscious way, about oral language through syllabic and phonemic awareness tasks, word games, rhymes, tongue twisters and riddles as well as through several writing forms exploration. The pedagogical intervention developed on both contexts helped identify some earnings in children’s learning, especially in Nursery, to an evident involvement of children in interaction and conversation situations among peers and with adults and growing curiosity about the environment. In Kindergarten we witnessed a greater sensitivity of children on the words sound structure, a special attention to their oral and written expression and their skills development in this area. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/28884 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ana Rafaela da Costa Coelho.pdf | 2,16 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |