Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/28870

TítuloA expressão musical e as suas múltiplas funções no jardim de infância e na creche
Autor(es)Marinho, Ana Isabel Neto Gonçalves
Orientador(es)Parente, Maria Cristina Cristo
Palavras-chaveMúsica
Expressão
Comunicação
Interação social
Cultura
Criatividade
Imaginação
Sensibilidade estética
Music
Expression
Communication
Social interaction
Culture
Creativity
Imagination
Aesthetic sense
Data2013
Resumo(s)O presente relatório de estágio tem por base o estágio curricular realizado nas valências do préescolar e da creche, incluído no plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar. O título “A expressão musical e as suas múltiplas funções no jardim de infância e na creche” resulta de inúmeras observações realizadas nos contextos onde foi desenvolvida a prática pedagógica. Estas dão conta das funções atribuídas pelas crianças a esta componente, que integra a área da expressão e comunicação das Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, usada para relaxar, para antecipar momentos da rotina, para transitar de atividades, para socializar, para interagir e até mesmo para “mudar de assunto”. Também a consulta dos documentos orientadores da prática profissional, como o Projeto Pedagógico e o Projeto de Sala, foi uma mais-valia, na medida em que ajudou a clarificar algumas propostas de intervenção, tornando possível o desenvolvimento de um trabalho mais contextualizado e sistemático com aquilo que era o trabalho das educadoras ao nível da expressão musical. Assim, o tema trata, essencialmente, a importância da expressão musical na educação de infância, sendo inquestionável os seus contributos para as capacidades de expressão e de comunicação, de conhecimento emocional e relacional, para além das influências na inserção da criança na sua própria cultura, na criação de suportes que permitam desenvolver a criatividade e a imaginação e no desenvolvimento do sentido estético. Também se aborda o som e a música, a escuta sonora e musical, a voz e o canto, os instrumentos e o movimento, elementos essenciais para o desenvolvimento musical da criança. Estas componentes são olhadas a partir de referenciais teóricos com vista a uma compreensão mais aprofundada das mesmas. Portanto, o objetivo primordial do projeto de intervenção foi o de criar oportunidades que permitissem às crianças, por um lado, contactar com contextos musicais, ricos e significativos, e, por outro lado, explorar a música e desenvolver esta linguagem expressiva.
This internship report is based on the curricular internship accomplished in the presschool and nursery areas, included in the study plan of the presschool education Master’s degree. The title “The musical expression and its multiple functions in the kindergarten and nursery” results from numerous observations performed on the contexts where the pedagogical practice was developed. These allow the understanding of the functions the children associate to this component, which constitute the expression and communication areas of the Curricular Orientation to Presschool Education, used to relax, to anticipate the daily routines, to transit from activities, to socialize, to interact and even to “change the subject”. Also the consultation of guiding documents of the professional practice, such as the Pedagogic Project and the Classroom Project, were an asset as it helped to clarify some proposals for intervention, making possible the development of a more contextualized and systematic approach with what was the educator’s engagement to the musical expression level. Therefore this paper treats, essentially, the significance of the musical expression in education, being unquestionable its contributes to the expression capabilities and communication of the relational and emotional knowledge, beyond the influences of the child insertion in its own culture, in the creation of supports to enable the development of the creativity and imagination and in the development of the aesthetic sense. It also approaches the sound and the music, the sound and musical comprehension, the voice and the singing, the instruments and the movement, essential elements to the musical development of the child. These components are looked from the theoretical references in order to have a more profound understanding of them. Consequently, the primordial purpose of the intervention project was to create opportunities to allow children, on one side to contact with more rich and significant musical contexts and on the other hand to explore the music and develop expressive language.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar
URIhttps://hdl.handle.net/1822/28870
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ana Isabel Neto Gonçalves Marinho.pdf
Acesso restrito!
4,88 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID