Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/28824

TitleAtitudes dos alunos face à disciplina de Educação Física: influência das variáveis ano de escolaridade, contexto de ensino e nível socioeconómico
Author(s)Oneto, André Filipe Oliveira Nicola
Advisor(s)Pereira, Paulo Alberto da Silva
KeywordsEducação física
Atitudes
Ano de escolaridade
Contexto de ensino
Nível socioeconómico
Physical education
Attitudes
Education level
Type of education
Socioeconomic level
Issue date2013
Abstract(s)O relatório de estágio aqui apresentado pretende, de forma crítica e reflexiva, descrever as atividades didático-metodológicas realizadas, ao longo do ano letivo de 2012/2013, do estagiário de educação física, na última etapa da formação para a obtenção do mestrado em Ensino da Educação Física nos ensinos básico e secundário. O compromisso declarado com as aprendizagens dos alunos e o meio escolar são dois grandes temas deste documento, revelando-se na organização e gestão do ensino e da aprendizagem, bem como na participação na escola e relação com a comunidade. Nestes tópicos, as decisões tomadas precedem-se de justificações pedagógicas inerentes ao processo de ensino-aprendizagem. O outro foco deste trabalho assenta sobre uma vertente de investigação que deverá estar interligada com a função pedagógica do professor e adaptada ao contexto onde a prática de ensino supervisionada é realizada. Diversas pesquisas têm sugerido que as atitudes são fatores que podem influenciar não só a prática atual de atividade física, mas também a futura participação em atividades físicas, conduzindo, portanto, à adoção de um estilo de vida ativo e saudável. Neste sentido, o objetivo deste estudo foi analisar as atitudes dos alunos face à disciplina de educação física, verificando igualmente as diferenças das atitudes dos alunos em função das variáveis ano de escolaridade, contexto de ensino e nível socioeconómico. Participaram neste estudo 85 estudantes, com idades compreendidas entre os 14 e os 16 anos, que frequentam o 9º e 10º ano de escolaridade, sendo 44 alunos do ensino básico e 41 alunos do ensino secundário. De referir ainda que 43 alunos pertencem ao ensino público e os restantes ao ensino privado. Os resultados obtidos demonstram que os alunos apresentam, geralmente, uma atitude positiva face à educação física, gostam dessa disciplina e consideram-na importante na sua formação. Analisando a influência das diferentes variáveis, constatámos que não existem diferenças estatisticamente significativas nas atitudes dos alunos em função do seu ano de escolaridade, contexto de ensino e nível socioeconómico.
This internship report intends to critically and reflectively, describes the didactic-methodological activities which realized throughout the school year 2012/2013 of the physical education’s trainee, in the final stage of training to obtain the master’s degree in physical education teaching in primary and secondary level of education. The commitment declared towards the students learning and the school is one of the central subjects in this document, reveling itself in the areas of teaching and learning organization and management, as well as the school participation and relations with the community. In these areas the decisions precede the pedagogical reasons inherent to the process of teaching and learning. The other focus of this work rests on a research stand that should be an interlinked with the pedagogical function of the teacher and adapted to the context where the supervised teaching practice is being held. Several researches have suggested that attitudes are factors that can influence not only the current practice of physical activities, but also the future participation in physical activity, leading therefore, to adopt an active and healthy lifestyle. In this sense this study’s objective was to analyze the students’ attitudes in face of physical education classes, checking also the students’ differences depending on the education’s variable level, type of schooling and socioeconomic status. In this study, 85 students participated, aged between 14 and 16 years old. These students attend the 9th and 10th grade, 44 students from the elementary school and 44 from middle school. Note also that 43 students belong to public schools and the other from private schools. The results shows that students have, usually, a positive attitude to the Physical Education, like this class and consider that is important in their education. Analyzing the influence of the differences variables, we ascertain that there are no statistically significant differences there are no differences in the attitudes of students according to their level of education, education context and socioeconomic status.
TypeMaster thesis
DescriptionRelatório de estagio de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensino Básico e Secundário
URIhttp://hdl.handle.net/1822/28824
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado Integrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
André Filipe Oliveira Nicola Oneto.pdf2,61 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID