Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/28821

TitleAssociações entre aptidão cardiovascular e a performance académica, diferenças entre padrões alimentares associados à dieta mediterrânica em adolescentes
Author(s)Silva, Inês Peixoto
Advisor(s)Pereira, Beatriz Oliveira
KeywordsEducação física
Estágio
Aptidão cardiovascular
Dieta mediterrânica
Performance académica
Physical Education
Training
Cardiovascular fitness
Mediterranean diet
Academic performance
Issue date26-Jul-2013
Abstract(s)O relatório de estágio tem como principal objetivo a minha prática reflexiva, enquanto professora estagiária, em relação ao percurso ao longo do ano letivo. Neste relatório são descritas as minhas expetativas e caraterísticas do meio onde atuei como forma de contextualizar a prática de ensino supervisionada. Este descreve a forma como organizei e geri o processo de ensino e aprendizagem, quais as atividades realizadas ao longo do ano de forma a demonstrar a minha participação na escola e a relação com a comunidade, bem como uma investigação realizada ao longo do ano letivo. Com a realização desta investigação pretendi verificar a associação longitudinal da aptidão cardiovascular e a adesão à dieta mediterrânica com a performance académica numa amostra de 183 alunos do 8º ano de escolaridade de uma escola EB 2, 3 Braga que participaram no mesmo projeto no ano transato. Para a determinação da aptidão cardiovascular utilizou-se o teste “vaivém” da bateria de testes Fitnessgram; para verificar a adesão ou não da dieta mediterrânica foi aplicado o questionário do índice KIDMED; para verificar a associação com a performance académica foram utilizadas as pautas do 1º período dos alunos do 8º ano de escolaridade. Os resultados verificaram, em 2013, uma evolução positiva dos alunos relativamente à adesão à dieta mediterrânica e VO₂ máximo, sendo a performance académica a única variável onde se averiguou um decréscimo. Não se verificaram longitudinalmente associações estaticamente significativas entre a aptidão cardiovascular e a adesão à dieta mediterrânica com a performance académica. Desta forma, é necessário que os investigadores da área se interessem pelo tema e realizem novos estudos que clarifiquem estas associações.
The practicum report has as main objective my reflective practice as a trainee teacher along the route of the school year. In this report are outlined my expectations and characteristics of the environment where I worked as a way of contextualizing the supervised teaching practice. This describes how organized and manage the process of teaching and learning the activities to perform throughout the year in order to demonstrate my participation in school and my relations established within the community, as well as an scientific work that was conducted over the school year. With this investigation I intended to verify the longitudinal association between cardiovascular fitness and adherence to the Mediterranean diet with academic performance in a sample of 183 students of the 8th grade at EB 2, 3 school in Braga who participated in the same project on last year. To determine cardiovascular fitness was used the "shuttle" test of the Fitnessgram test battery. To verify the adherence or not the Mediterranean diet was administered the index KIDMED questionnaire. To verify the association with academic performance was used the student’s evaluation of the 1st school term in the 8th grade. The results showed, in 2013, a positive evolution of students concerning adherence to the Mediterranean diet and VO₂ max. The academic performance was the only variable that showed a decrease. There were no statistically significant longitudinal associations between cardiovascular fitness and adherence to the Mediterranean diet with academic performance. This way, it is necessary that the researchers involved in this area are interested in the theme and realize new research to clarify these associations.
TypeMaster thesis
DescriptionRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
URIhttp://hdl.handle.net/1822/28821
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado Integrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Relatório de Estágio.pdf2,46 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID