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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAntunes, Fátima-
dc.contributor.authorGomes, Carlos Alberto-
dc.contributor.authorMartins, Fernanda-
dc.contributor.authorSarmento, Teresa-
dc.date.accessioned2014-04-14T15:03:18Z-
dc.date.available2014-04-14T15:03:18Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.isbn84-695-7964-9-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/28812-
dc.descriptionPublicado em "Gestión pedagógica y política educativa : desafios para la mejora de la formación e profissionalización de los educadores", ISBN 84-695-7964-9por
dc.description.abstractNesta pesquisa queremos explorar uma dimensão que se nos afigura promissora na elucidação de certos aspetos da mudança educacional com implicações significativas em termos de democratização e justiça sociais: a Direção de Turma enquanto trabalho docente, apreendido a partir do vivido dos sujeitos. Nesse sentido, recolhemos testemunhos em entrevistas a Diretoras/es de turma sobre as orientações e práticas que constroem essa dimensão do seu trabalho como professores/as: como o organizam, que atividades lhe dão corpo, em que condições é desenvolvido, que constrangimentos o modelam, que saberes e que poderes mobilizam, de que recursos de atuação dispõem, que situações e experiências o definem, que dilemas e contradições o atravessam. Quer a recolha das narrativas, quer a sua interpretação e discussão procuram atentar em particular em dimensões de análise e facetas da realidade educacional que admitimos estarem no centro das atuais condições de exercício do trabalho docente de Direção de Turma (das escolas e das sociedades); de entre elas, tomamos a diversidade sociocultural dos públicos escolares como foco importante desta comunicação. Em décadas recentes, o trabalho docente tem vindo ainda a ser reorientado, ampliando o espetro de exigências colocado pela gestão do grupo-turma e o repertório de ação requerido aos profissionais. Num contexto socioeducativo em que a relação pedagógica é desafiada e deve ser construída num quadro de grande incerteza, as fontes de pressão e insegurança multiplicam-se, em razão da precária adesão ao trabalho escolar, dos disputados valor e legitimidade dos saberes, do confronto de culturas, identidades e expetativas dos sujeitos. Também se alargou o âmbito de referência daquele exercício profissional, desde o foco privilegiado na relação pedagógica em direção à assunção da organização escolar como referência prioritária do trabalho docente. Os testemunhos evocam perspetivas e cursos de ação plurais desenvolvidos pelos docentes face às diferenças e às desigualdades sociais e culturais, às formas mais ou menos explícitas de discriminação, a estratégias organizacionais de discriminação e a lógicas de seleção, à participação e à formação cívica dos alunos. São ainda abordadas implicações das condições, situações e experiências de exercício profissional relatadas do ponto de vista da democratização e justiça sociais.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherFórum Europeu de Administraciones de la Educación del Estado Españolpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectDiversidade socioculturalpor
dc.subjectRelação pedagógicapor
dc.subjectGestão pedagógicapor
dc.subjectDireção de turmapor
dc.titleConstruir a relação pedagógica em tempos de incerteza: perspetivas e experiências de direção de turmapor
dc.typeconferencePaper-
dc.peerreviewedyespor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationConferenceDate15 - 17 nov. 2012por
sdum.event.typecongresspor
oaire.citationStartPage203por
oaire.citationEndPage214por
oaire.citationConferencePlaceZaragoza, Espanhapor
oaire.citationTitleIII Congreso Íberoamericano de Política y Administración de la Educaciónpor
sdum.conferencePublicationIII Congreso Íberoamericano de Política y Administración de la Educaciónpor
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

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