Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/28812
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Antunes, Fátima | - |
dc.contributor.author | Gomes, Carlos Alberto | - |
dc.contributor.author | Martins, Fernanda | - |
dc.contributor.author | Sarmento, Teresa | - |
dc.date.accessioned | 2014-04-14T15:03:18Z | - |
dc.date.available | 2014-04-14T15:03:18Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.isbn | 84-695-7964-9 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/28812 | - |
dc.description | Publicado em "Gestión pedagógica y política educativa : desafios para la mejora de la formación e profissionalización de los educadores", ISBN 84-695-7964-9 | por |
dc.description.abstract | Nesta pesquisa queremos explorar uma dimensão que se nos afigura promissora na elucidação de certos aspetos da mudança educacional com implicações significativas em termos de democratização e justiça sociais: a Direção de Turma enquanto trabalho docente, apreendido a partir do vivido dos sujeitos. Nesse sentido, recolhemos testemunhos em entrevistas a Diretoras/es de turma sobre as orientações e práticas que constroem essa dimensão do seu trabalho como professores/as: como o organizam, que atividades lhe dão corpo, em que condições é desenvolvido, que constrangimentos o modelam, que saberes e que poderes mobilizam, de que recursos de atuação dispõem, que situações e experiências o definem, que dilemas e contradições o atravessam. Quer a recolha das narrativas, quer a sua interpretação e discussão procuram atentar em particular em dimensões de análise e facetas da realidade educacional que admitimos estarem no centro das atuais condições de exercício do trabalho docente de Direção de Turma (das escolas e das sociedades); de entre elas, tomamos a diversidade sociocultural dos públicos escolares como foco importante desta comunicação. Em décadas recentes, o trabalho docente tem vindo ainda a ser reorientado, ampliando o espetro de exigências colocado pela gestão do grupo-turma e o repertório de ação requerido aos profissionais. Num contexto socioeducativo em que a relação pedagógica é desafiada e deve ser construída num quadro de grande incerteza, as fontes de pressão e insegurança multiplicam-se, em razão da precária adesão ao trabalho escolar, dos disputados valor e legitimidade dos saberes, do confronto de culturas, identidades e expetativas dos sujeitos. Também se alargou o âmbito de referência daquele exercício profissional, desde o foco privilegiado na relação pedagógica em direção à assunção da organização escolar como referência prioritária do trabalho docente. Os testemunhos evocam perspetivas e cursos de ação plurais desenvolvidos pelos docentes face às diferenças e às desigualdades sociais e culturais, às formas mais ou menos explícitas de discriminação, a estratégias organizacionais de discriminação e a lógicas de seleção, à participação e à formação cívica dos alunos. São ainda abordadas implicações das condições, situações e experiências de exercício profissional relatadas do ponto de vista da democratização e justiça sociais. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Fórum Europeu de Administraciones de la Educación del Estado Español | por |
dc.rights | restrictedAccess | por |
dc.subject | Diversidade sociocultural | por |
dc.subject | Relação pedagógica | por |
dc.subject | Gestão pedagógica | por |
dc.subject | Direção de turma | por |
dc.title | Construir a relação pedagógica em tempos de incerteza: perspetivas e experiências de direção de turma | por |
dc.type | conferencePaper | - |
dc.peerreviewed | yes | por |
sdum.publicationstatus | published | por |
oaire.citationConferenceDate | 15 - 17 nov. 2012 | por |
sdum.event.type | congress | por |
oaire.citationStartPage | 203 | por |
oaire.citationEndPage | 214 | por |
oaire.citationConferencePlace | Zaragoza, Espanha | por |
oaire.citationTitle | III Congreso Íberoamericano de Política y Administración de la Educación | por |
sdum.conferencePublication | III Congreso Íberoamericano de Política y Administración de la Educación | por |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Congreso iberoamericano-2012.pdf Acesso restrito! | 397,74 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |