Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/28810

TitleEstudo longitudinal das associações entre aptidão física e rendimento académico, análise quanto ao género
Author(s)São Bento, João Luís Sousa
Advisor(s)Santos, Rute
KeywordsEducação física
Escola
Estágio
Aptidão física
Rendimento académico
Physical education
School
Internship
Physical fitness
Academic achievement
Issue date2013
Abstract(s)O ano de estágio profissional é muito importante para a noção da realidade nas escolas e para evolução de um professor. Assim, a elaboração deste relatório destina-se a retratar o processo de formação individual baseado na reflexão crítica de tudo o que foi desenvolvido. Este documento começa com a apresentação das expetativas iniciais e seguido de um enquadramento contextual. Seguidamente são descritos a intervenção pedagógica no processo ensino-aprendizagem, a participação na escola e a relação com a comunidade. Nestas últimas áreas, são descritas todas as dificuldades, bem como estratégias de resolução levadas a cabo durante o ano letivo. Por fim, aborda o desenvolvimento profissional e de investigação, ou seja, a investigação que foi levada a cabo durante este ano letivo, apresentando a relação entre a aptidão física e o rendimento académico, averiguando se existem diferenças entre géneros. O objetivo deste estudo foi o de verificar as associações entre a aptidão física e rendimento académico, e verificar as diferenças existentes entre géneros, numa perspetiva longitudinal. A amostra, é constituída por 233 alunos do 12º ano, que frequentaram a escola nos anos letivos 2009/2010, 2010/2011 e 2011/2012. No que aos resultados diz respeito pode-se aferir que existe uma relação positiva entre a quase todos os testes de aptidão física e o rendimento académico (p <0,05), sendo esta relação mais acentuada nas meninas. Para finalizar, são apresentadas as considerações finais, debruçando-me sobre a importância deste estágio para o meu futuro.
The year of professional internship is very important for the notion of reality in schools and evolution of a teacher. Thus, this report is intended to portray the process of individual training based on critical reflection of all that has been developed. This report begins with the presentation of initial expectations followed a contextual framework. After we describe the pedagogical intervention in teachinglearning process, participation in school and relationship with the community. In these latter areas we describe all the difficulties and coping strategies undertaken during the school year. Finally, it addresses the professional development and research, namely the investigation that was carried out during this school year, showing the relationship between physical fitness and academic achievement ascertaining if there are differences between genders. The objective of this study was to verify the associations between physical fitness and academic achievement, and verify the differences between genders in a longitudinal perspective. The sample comprised 233 students from 12th year, who attended the school in the academic years 2009/2010, 2010/2011 and 2011/2012. The results showed a positive relationship between almost all tests of physical fitness and academic achievement (p <0.05), this relationship was stronger in girls. To finalize, concluding remarks are presented, addressing the importance of this internship for my future.
TypeMaster thesis
DescriptionRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
URIhttp://hdl.handle.net/1822/28810
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado Integrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
João Luís Sousa São Bento.pdf2,1 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID