Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/28808
Título: | Diretores de turma no ensino articulado da música: perspectivas e experiências |
Autor(es): | Martins, Fernanda Sarmento, Teresa |
Data: | 2013 |
Resumo(s): | Embora no ensino articulado da música o diretor de turma (DT) da escola especializada de música exerça funções semelhantes ao da escola regular, ou seja, desempenha um cargo de coordenação e orientação educativas com uma tríplice função: orientação educativa dos alunos; relação com os pais e encarregados de educação (pais/EE) dos alunos e coordenação da ação educativa dos restantes professores da turma, a sua ação reveste-se de maior complexidade na medida em que tem igualmente a seu cargo a articulação entre os professores do ensino especializado da música e os professores do ensino regular e, por outro lado, pode ser DT de estudantes que não são propriamente seus alunos. A presente comunicação, a qual faz parte de um estudo mais alargado sobre a direção de turma (cf Antunes, Gomes, Martins & Sarmento,. 2012), apresentará dados empíricos de testemunhos de DTs de escolas de ensino especializado de música sobre as suas perspetivas e experiências como DT no ensino articulado da música, no que se refere às duas primeiras dimensões referidas, ou seja, a orientação educativa dos alunos e a relação com os pais/EE. A recolha das narrativas, a sua interpretação e discussão sociológicas procuram atentar em alguns dos principais desafios e confrontos que admitimos estarem no centro do exercício da direção de turma nesse contexto específico. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/28808 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Atas XII GP.pdf Acesso restrito! | 2,54 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |