Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/28795

TitleO uso de ilustrações e modelos tridimensionais na aprendizagem da astronomia : um estudo com alunos do 7º ano de escolaridade
Author(s)Ruivo, Vanessa Sofia Bártolo
Advisor(s)Afonso, Ana Sofia
Issue date2014
Abstract(s)A Astronomia é um tema abordado no 3.º ciclo do Ensino Básico, sendo considerado um assunto de difícil compreensão para os alunos. Alguns autores têm vindo a referir que a falta de observações diretas do céu, bem como as conceções alternativas que os alunos possuem são obstáculos à compreensão do tema. Neste âmbito, o presente relatório de estágio, inserido na unidade curricular “Estágio Profissional”, do Mestrado em Ensino de Física e Química no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, relata uma intervenção pedagógica, com alunos do 7.º ano de escolaridade, centrada no uso de ilustrações e modelos de ensino tridimensionais (3D) para abordagem de alguns assuntos do tema “Terra no Espaço”. Estas ilustrações e modelos 3D foram inseridos numa metodologia de ensino orientada para a mudança concetual, tendo-se avaliado o seu impacto em termos de aprendizagem dos alunos. Antes da implementação da estratégia de ensino foi aplicado um questionário a 19 alunos, de modo a analisar a sua compreensão de alguns fenómenos astronómicos, e a desenhar as atividades a usar na sala de aula. No final da estratégia foi aplicado o questionário e foram analisadas as respostas dos alunos. De um modo geral, os resultados obtidos indicaram que as compreensões dos alunos nos assuntos: sucessão dos dias e das noites, estações do ano e eclipses, foram as que mais evoluíram. No que concerne ao assunto fases da Lua, os resultados obtidos demonstraram que este foi o assunto onde os alunos sentiram mais dificuldades, uma vez que não se verificou qualquer resposta cientificamente aceite, nem antes, nem após o ensino.
In Portugal, Astronomy is a subject taught in the 3rd level of compulsory education and is seen as a difficult subject to be learnt. Several authors have been mentioning that the absence of observations of the night sky as well as students’ alternative conceptions on Astronomy have been constraining their understanding. This report of professional practice, inserted in the curricular unit “professional practice” of the master degree in basic and secondary school Physical Sciences Teaching, describes a pedagogical intervention with 7th grade students. The study focuses on the use of illustrations and 3D models in the teaching of the theme “Earth in Space”. These resources were inserted in a conceptual change methodology and their efficacy was evaluated in terms of their impact on students’ learning. Before the teaching strategy, a questionnaire was applied to 19 students in the intervention class, in order to analyse their comprehension of astronomical phenomena and how they represent them. The results of this questionnaire informed the design of practical activities to be used in the class. After the intervention a questionnaire was applied to the students Results show that students’ improved their understanding of the subjects: days and nights, seasons and eclipses. On the other hand, the subject moon phase was difficult to understand by students, in fact, none of the students provided a scientific answer before or after the intervention.
TypeMaster thesis
DescriptionRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Física e Química no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
URIhttp://hdl.handle.net/1822/28795
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado Integrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Vanessa Sofia Bártolo Ruivo.pdf4,21 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID