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TitleAs mudanças para o jornalismo digital na imprensa pública e privada moçambicana: estudo comparativo dos jornais Notícias e a @ Verdade
Author(s)Joanguete, Celestino Vaz Tomás
Advisor(s)Sousa, Helena
Pinto, Manuel
KeywordsJornalismo digital
Moçambique
Línguas nacionais
Telemóvel e inculturação
Digital Journalism
Mozambique
National languages
Mobile phone and enculturation
Issue date18-Nov-2013
Abstract(s)As mudanças dos media para o paradigma digital permitem atrair novas audiências no processo comunicativo, também alargam a base de audiência para as outras esferas sociais não alcançadas pelos media tradicionais. No contexto moçambicano, não se pode abordar a questão das mudanças dos media sem a sua contextualização no continente, onde a situação da migração tecnológica e a sua relação com os media é profundamente influenciada pela problemática do analfabetismo, da literacia digital e da abrangência da ação comunicativa dos media com a sociedade multicultural e multilinguística. Por isso, a tese desenvolve uma análise que parte do questionamento da possibilidade de exploração das potencialidades da Internet e do telemóvel para alcançar as audiências nunca alcançadas pelos media tradicionais, tendo como objetivo explorar dois casos de jornais moçambicanos e descobrir os elementos caraterísticos do jornalismo digital que permitem incluir no processo comunicativo a população rural. A eventual pareceria das empresas de comunicação públicas e privadas, particularmente, rádio, televisão e imprensa ajudaria na penetração dos media nas comunidades remotas, que não falam nem escrevem em língua portuguesa. Uma parceria inteligente em que se aproveita as potencialidades de cada um dos meios dos meios de comunicação social. À luz das teorias de mudanças do jornalismo e do aproveitamento de alguns elementos caraterísticos dos media digitais é possível encontrar algumas características que permitem o alargamento da audiência para as comunidades linguística e geograficamente marginalizadas que já dispõe do telemóvel como recurso de receção de conteúdos. Assim sendo, os media de propriedade pública e privada são chamados a assumirem uma responsabilidade social acrescida dentro deste paradigma jornalístico em mudança, particularmente, inculturando-se e veiculando informações contextualizadas na realidade cultural, bem como inscrevendo na sua agenda de debates do interesse das comunidades multiculturais e multilinguísticas.
The changes of the media for the digital paradigm allow them to attract new audiences in the communicative process and also enlarge the audience base for the other social spheres not yet reached by the traditional media. In the Mozambican context, one cannot approaches the subject of changes of media without its contextualization in the continent where the technological migration situation and its relationship with media is deeply influenced by the illiteracy problem, by digital literacy and by the media communicative comprising action within the multicultural and multilingual society. Therefore, the thesis develops an analysis starting by questioning the possibilities of exploring the internet potentialities and mobile phone to reach the audiences never reached before by the traditional media. In addition, intends to explore two Mozambican newspapers and to discover the characteristic elements of the digital journalism that can be included in the communicative process of the rural population. The eventual partnership of the public and private communication companies, particularly, radio, television and press, would help in the penetration of the media in the remote communities that do not either speak or write in Portuguese language. Could be an intelligent partnership that would take advantage of the potentialities of each of means of the social means of communication. On the light of journalism change theories as well as in the use of some characteristic elements of digital media, it is possible to find some characteristics that enlarge the audience for the linguistics and geographically marginalized communities that already have mobile phone as a reception resource of information. Therefore, the public and private media are called to assume a social responsibility into this journalistic paradigm in change, particularly, into an inculturating and spreading contextualized information into the cultural reality, as well as in raising debates of the interest of the multicultural and multilingual communities.
TypeDoctoral thesis
DescriptionTese de doutoramento em Ciência da Comunicação (área de especialização em Media e Jornalismo)
URIhttp://hdl.handle.net/1822/28789
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Teses de Doutoramento
CECS - Teses de doutoramento / PhD theses

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