Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/28788

TitleOs textos de divulgação científica na aprendizagem da Química
Author(s)Castro, Dionísia Maria Oliveira
Advisor(s)Afonso, Ana Sofia
Issue date2013
Abstract(s)Vários investigadores em educação em ciências têm sugerido o uso de textos de divulgação científica (TDC) nas aulas de ciências, por lhes reconhecer a capacidade de contribuir para a formação de alunos cientificamente literatos e com capacidade de aprenderem ciências ao longo da vida. Neste âmbito, o presente relatório de estágio, inserido na unidade curricular “Estágio Profissional”, do Mestrado em Ensino da Física e da Química no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, relata uma intervenção pedagógica, com alunos do 9º ano, centrada no uso de TDC na disciplina de Físico-Química e avalia o seu impacto em termos de aprendizagem dos alunos. Antes da implementação da estratégia de ensino, foi aplicado um questionário a 25 alunos da turma de intervenção, de modo a analisar a sua familiaridade, interesse e hábitos de leitura por TDC, bem como a opinião que detinham sobre a viabilidade do uso de TDC nas aulas de Físico-Química e as suas expetativas em relação aos mesmos. Os dados recolhidos contribuíram para desenhar uma estratégia de ensino, de cariz construtivista, na qual se selecionaram TDC provenientes, maioritariamente, de livros de divulgação científica. Foram construídas atividades para esses textos, que facilitassem a discussão e a compreensão da informação apresentada nos mesmos. No final da estratégia pedagógica, foi aplicado um questionário e analisadas as respostas dos alunos ao teste de avaliação de conhecimentos. De um modo geral, os resultados obtidos indicaram que os TDC, inseridos na sala de aula, constituíram um recurso pedagógico adequado para a aprendizagem da Química, tendo sido capazes de fomentar nos alunos interesse pelos assuntos da aula, promover a aprendizagem de aspetos sobre a natureza das ciências e de conteúdos científicos e ainda de estimular a leitura das fontes desses textos. Além disso, a maioria dos alunos mostrou-se satisfeita com o modo como foram conduzidas as aulas, nas quais se implementou os TDC, tendo-se mostrado favoráveis em relação à continuidade do uso de TDC nas aulas. No entanto, também foi possível constatar que os alunos que não gostam de ler são menos recetivos à leitura de TDC na sala de aula e não veem com bons olhos a continuidade do seu uso nas aulas, bem como futuras leituras de livros de divulgação científica.
The importance of popular science texts in science classroom has been recognised by several researchers in science education. These texts are seen as contributing for promoting students’ scientific literacy and life-long learning. This report of the professional practice, inserted in the curricular unit “professional practice” of the master degree in Teaching of Physics and Chemistry in Secondary School, describes a pedagogical intervention with 9th grade students. The study focuses on the use of popular science texts in the physics and chemistry course and evaluates their impact on students’ learning. Before the teaching strategy, a questionnaire was applied to 25 students in the intervention class, in order to identify their familiarity, interest and reading habits concerning popular science texts; to perceive their opinion towards the viability of using popular science texts in the classroom; and to know students’ expectations. The data collected informed the elaboration of a teaching approach based on constructivist perspective. For this approach, popular science texts from popular science books were selected and practical activities, which encouraged discussion between students, were designed. After the intervention a questionnaire was applied to the students and their answers to the final evaluation test analysed. Results show that popular science texts, inserted in the classroom, promoted interest about chemistry; enhance students’ learning about chemistry contents and about the nature of sciences; and stimulate students to read the books from which the texts were extracted. Furthermore, the majority of students were satisfied with the way lessons were conducted and were in favour of keeping using popular science texts in the classroom. On the other hand, students that do not like to read are not receptive to the use of popular science texts in the classroom, are against their use in this context, and are not willing to engage in future readings of popular science books.
TypeMaster thesis
DescriptionRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Física e Química no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
URIhttp://hdl.handle.net/1822/28788
AccessRestricted access (UMinho)
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado Integrado

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