Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/28725

TítuloAprender o património cultural com diversão: potencialidades do lúdico no processo de ensino e aprendizagem no 1º ciclo do Ensino Básico
Autor(es)Araújo, Ana Isabel Monteiro
Orientador(es)Sarmento, Teresa
Palavras-chaveLúdico
Ensino-aprendizagem do Estudo do meio/ história
Património
Ludic
Teaching and learning environmental studies / history
Heritage site
Data2013
Resumo(s)O método transmissivo com que são abordados os temas relativos ao Estudo do Meio, mais concretamente os conteúdos referentes à História, é uma preocupação cada vez mais recorrente, onde é necessário intervir. Cada vez mais assistimos à desmotivação e desinteresse dos nossos alunos perante a História dos nossos antepassados e, consequentemente, à falta de conhecimentos dos mesmos perante a história da sua região e meio envolvente. Deste modo, o presente relatório de estágio surge de uma necessidade observada na turma relativamente à falta de conhecimentos que os alunos detêm sobre a história da sua região, mais concretamente sobre o Património Cultural de Braga. Assim, para combater o método transmissivo com que são abordados os temas relativos à História, inserida na área de Estudo Meio, e também por constatar, durante as semanas de observação, o fascínio da turma perante os jogos e a atividade lúdica, esta investigação surge na tentativa de demonstrar os efeitos da utilização do lúdico na aprendizagem de conteúdos de Estudo do Meio, mais precisamente no campo das Ciências Sociais. Esta investigação, essencialmente de caráter qualitativo, desencadeou-se ao longo de 15 semanas, com a implementação de diversas atividades lúdicas no âmbito do Património Cultural de Braga, com uma turma de 3.º ano, composta por 19 alunos. O caráter quantitativo esteve também presente nesta investigação através da implementação de um questionário inicial e final. Assim, através da análise dos resultados obtidos com a presente investigação, e mesmo tendo consciência que o tempo de implementação foi curto, é possível concluir que a prática de atividades lúdicas é facilitadora e potencializa a aprendizagem de conteúdos de Estudo do Meio (História), tornando esta área do saber motivadora para as crianças.
The transmissive method that examines the issues related to Environmental Studies, more specifically the content related to history, is an increasing concern, where action is needed. More and more, we see the demotivation and disaffection of our students before the history of our ancestors and consequently their lack of knowledge before the history of their own region and surroundings. Thus, this internship report arises from a perceived need in the class regarding lack of knowledge students have about their region is history, more specifically on the Cultural Heritage of Braga. So to combat the transmissive method in approaching the themes related to history, in the area of Environmental Studies, and because could see, the fascination of the class with the games and playful activities during the weeks of observation, this research appears in an attempt to demonstrate the effects of the use of playful learning content of Environmental Studies, more precisely in the field of Social Sciences. This research essentially qualitative was unleashed over 15 weeks, with the implementation of various recreational activities under the Cultural Heritage of Braga, with a third-grade class composed of 19 students. The quantitative trait was also present in this investigation through the implementation of an initial and final questionnaire. Thus, by analyzing the results obtained from the present investigation and even being aware that the implementation time was short we conclude that the practice of recreational activities facilitates and enhances the learning content of Environmental Studies (History), making this area of knowledge motivating for children.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
URIhttps://hdl.handle.net/1822/28725
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ana Isabel Monteiro Araújo.pdf3,99 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID