French
Spanish
Portuguese
RepositoriUM
Universidade do Minho
Documentation Services Search Portal Bibliographic Catalogue .
 

Universidade do Minho > Biblioteca da Universidade do Minho > BUM - Dissertações de Mestrado Integrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/28711

View statistics of this item View statistics of this item
Title: Maneiras de ler que nos fazem crescer : estratégias de promoção da leitura em voz alta
Authors: Silva, Ana Cláudia Pereira da
Advisor: Silva, Sara Raquel Reis da
Issue date: 2013
Abstract: A competência leitora é uma capacidade de extrema importância para o desenvolvimento cognitivo, ao nível do pensamento e do espírito crítico de cada indivíduo, e na aquisição de outras competências associadas, como a escrita e a oralidade. Desta última salienta-se, em contextos de 1º ciclo, a grande dificuldade a que se assiste no que diz respeito aos alunos e à sua forma de lerem e se expressarem em voz alta. Neste trabalho, reflete-se acerca da problemática em torno da leitura em voz alta, bem como do modo como este tipo de leitura auxilia os alunos a desenvolverem/melhorarem a sua capacidade leitora, através de estratégias utilizadas durante o ato leitor. A presente investigação resultou do período de estágio pedagógico, realizado na Escola Básica da Eira Velha, em Braga, durante o ano letivo de 2012/2013, e integra-se no Mestrado em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, desenvolvido na Universidade do Minho. De forma a promover (e desenvolver) a prática mais frequente da leitura em voz alta em contexto de sala de aula. Procurei apurar de que forma esta modalidade da leitura auxilia os alunos no desenvolvimento e aperfeiçoamento das suas próprias capacidades leitoras. Decidi trabalhar este domínio incluindo o recurso a estratégias de leitura, que permitissem uma maior abertura e participação dos intervenientes no estudo, ao mesmo tempo que tentei abranger todas as áreas curriculares. Intentei treinar e incentivar a leitura em voz alta através de vários exercícios planificados (conjuntamente e sob alguma orientação da professora cooperante e titular de turma), como leituras de vários tipos de texto, através de estratégias que levassem os alunos a treinar aspetos como a postura, a colocação da voz, a concentração, entre outros, e ainda algumas atividades práticas mais concretas que conduziram os alunos a demonstrar as suas evoluções, como uma peça de teatro e uma apresentação formal ao resto da escola. Por fim, pretendi fazer uma breve referência às avaliações, explicitando o processo, o tipo e a natureza dos instrumentos utilizados, salientando de que forma este processo me auxiliou no meu desenvolvimento pessoal e (futuro) profissional. Concretizei, também, uma reflexão de todo o estudo e trabalho desenvolvido, refletindo criticamente acerca das minhas evoluções e dificuldades enquanto estagiária. Assim, neste relatório final de estágio, foca-se a promoção da leitura em voz alta em contexto de sala de aula, tendo em conta todos os contributos que a mesma pode proporcionar aos discentes que a ela recorram.
The reading competence is an ability of extreme relevance to the cognitive development at the levels of thought and critical capacities of each individual and in the acquisition of associated skills such as writing and speaking. On speaking it is important to mention that, in elementary educational contexts, the main difficulties that students express are connected with reading and with expressing themselves towards an audience, in a speech situation, for instance. In this report, I reflect not only about the issues connected with reading out loud, but also about its effectiveness on helping students to improve their reading skills, through strategies during the reading activities. The present investigation is the result of a period in a supervised teaching practice, which was developed in Escola Básica da Eira Velha, in Braga, during the year 2012/2013 and it is integrated in Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico, a Universidade do Minho graduation. In order to promote (and develop) a more frequent out loud reading in classes, I seeked investigatives methods in which this modality of reading could help students to perfect their reading skills. Furthermore, I tried to work this specific domain by including on my working plan reading strategies that could allow a wider opening and participation from children, and at the same time I tried to coordinate it with all the curricular areas. In addition, I also attempted to train and motivate students to read out loud, through planned activities designed in coordination with the class and supervisor teachers, for example by offering a wide variety of texts, through strategies that lead students to pay attention to aspects such as posture, voice collocation, concentration, among other techniques. My intervention also included some other practical activities aimed specifically for students to demonstrate their progress as the final theatre play that the class organized and a final formal presentation to the school members. Finally, I intended to make a brief reference to evaluations, explaining the process, type and nature behind the used instruments, exposing the reasons why this process helped me through my initiation, as a future professional and teacher. This report also integrates a reflection of the whole study and work developed, reflecting critically on my progresses and my lacks, as a trainee. Therefore, in this report it is discussed issues such as promotion of reading out loud skills, in the class context, analyzing the contribution it may represent to teachers who intend to explore it.
Type: bachelorThesis
Description: Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/1822/28711
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado Integrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Ana Cláudia Pereira da Silva.pdf5,4 MBAdobe PDFView/OpenRestrict Access. You can Request a copy!
Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu Currículo DeGóis 

 


Universidade do Minho | Serviços de Documentação - Feedback - Statistics of RepositóriUM