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https://hdl.handle.net/1822/28693
Título: | Objetos de aprendizagem : etapas do desenvolvimento à validação |
Autor(es): | Silva, Renata Santana |
Orientador(es): | Gomes, Maria João |
Palavras-chave: | Objetos de aprendizagem Desenvolvimento Recursos educacionais abertos Learning objects Development Open educational resources |
Data: | 2013 |
Resumo(s): | Perspetivam-se os “objetos de aprendizagem” como recursos digitais concebidos para
apoiar processos de aprendizagem e construídos de modo a que possam ser reutilizados em
diversos contextos e ambientes de aprendizagem. É a partir desse conceito que este trabalho
registra uma investigação acerca desses objetos de aprendizagem, abordando os conceitos de
autores renomados da área, história, tipos e características que envolve este tema.
O fator principal deste estudo foi analisar o modo como se desenvolve e avalia um objeto de
aprendizagem, colocando-o na categoria de recursos educacionais abertos. Nesse sentido
desenvolveu-se e avaliou-se o objeto de aprendizagem intitulado "Moodle para professores: Manual
básico de utilização".
Primeiramente, discutiu-se o que são os recursos educacionais abertos explorando seus
conceitos e objetivos e alguns programas gratuitos ou opensource. Para em seguida estudar sobre
os objetos de aprendizagem e mostrar algumas ferramentas de autoria que podem ser utilizadas
neste processo de desenvolvimento. Foram expostas todas as etapas utilizadas para criação do
protótipo, que corresponde desde a concepção até a avaliação do objeto. O nosso interesse por esta
temática deve-se o fato de considerar que a criação de objetos de aprendizagem, essencialmente
quando concebidos para serem disponibilizados como REA, constitui um contributo válido e
relevante para ampliar a oferta de oportunidades de formação, quer em contextos formais, quer em
contextos não formais e de autoaprendizagem, quer enquadrado em contextos formais de formação.
Acresce também o desejo de evidenciar a possibilidade de criar conteúdos educativos sob a forma
de objetos de aprendizagem com base em softwares gratuitos, de acesso livre, de fácil
aprendizagem e utilização, procurando mostrar como isso é realizado, e que é possível fazê-lo de
maneira fácil e sem a necessidade de se saber programar, o que possibilita que um maior número
de professores e educadores em geral, possa investir na implementação de AO.
Os resultados obtidos mostram que é possível construir um bom objeto de aprendizagem
através de recursos abertos, embora isso exija algum tempo e dedicação no processo de
aprendizagem dos softwares a utilizar. No sentido de reconhecer a relevância desse investimento
procedeu-se à avaliação do objeto de aprendizagem num inquérito por questionário baseado em
metodologias de avaliação, estudadas durante o trabalho, que foram aplicados junto aos
profissionais da área de informática e/ou do Moodle. Os dados recolhidos apontam no sentido de
uma avaliação positiva do objeto de aprendizagem “Moodle para professores” desenvolvido no
âmbito do projeto, relativamente à diferentes dimensões de análise consideradas. The "learning objects" can be thought as digital resources designed to support the learning processes and built so that they can be reused in many different contexts and learning environments. This investigation is based on this concept of learning objects, addressing the concepts of renowned authors of the area, history, types and characteristics that involves this topic. The main factor of this study was to examine the developing and evaluation of a learning object, placing it in the category of open educational resources. For this purpose, it has been developed and evaluated the learning object titled "Moodle for teachers: basic Manual of use". First, we have discussed what open educational resources are by exploring their concepts and objectives and some free or open source programs. Then we have studied the learning objects and showed some authoring tools that can be used in this development process. Also, we have exposed all the steps used to create the prototype, which goes from the conception to the evaluation of the object. Our interest in this issue is due to the fact that we consider the creation of learning objects essentially when designed to be offered as REA, and constitute a valid and relevant contribution to enlarge the offer of training opportunities, both in formal contexts and in non-formal contexts and self-learning, whether framed in formal learning contexts. In addition also the desire to highlight the possibility to create educational content in the form of learning objects based on free software, open access, easy to learn and use, seeking to show how this is accomplished, and it is possible to do so easily and without the need to know how to program, which allows to a greater number of teachers and educators in general the implementation of the LO. The results obtained show that it is possible to construct a good learning object through open resources, although this requires some time and dedication in the learning process of the software to be used. In order to recognize the relevance of this investment, we have been evaluating the learning object in a survey based on evaluation methodologies, studied during the work, which were applied by the professionals in the field of Informatics and/or Moodle. The data collected point to a positive evaluation of the learning object "Moodle for teachers" developed in the framework of the project and related to the different dimensions of analysis considered. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/28693 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Renata Santana Silva.pdf Acesso restrito! | 7,39 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |