Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/28619

TitleLiteracia e educação de adultos: discursos e identidades
Author(s)Laranjeira, Rómina de Mello
Advisor(s)Castro, Rui Vieira de
Issue date4-Oct-2013
Abstract(s)São diversos os contextos de educação de adultos hoje reconhecíveis em Portugal, envolvendo diferentes graus de formalização, desde Cursos de Educação e Formação de Adultos a Universidades da Terceira Idade. Nestes espaços têm lugar iniciativas educativas que envolvem distintas práticas de literacia. A produção de conhecimento sobre estas iniciativas e práticas, privilegiando aquelas que se estruturam sobre a língua portuguesa, considerada simultaneamente enquanto objeto e meio, é a finalidade principal deste trabalho. No quadro da realização deste estudo pretendemos interpretar discursos de sujeitos envolvidos em processos de reconhecimento e certificação de competências, produzindo um olhar sobre as novas dinâmicas educacionais que elas corporizam, um olhar sobretudo sensível às novas identidades de professores/ formadores e alunos/formandos e aos processos da sua construção e reconstrução. Mais particularmente, pretende-se, a partir de discursos destes sujeitos, (i) caracterizar as suas conceções sobre o enquadramento, os objetivos, os conteúdos, as estratégias e a avaliação das ações pedagógicas em que se encontram envolvidos; (ii) analisar o seu posicionamento perante discursos que, a partir do campo da educação e do campo académico, enquadram, justificam, questionam ou organizam aqueles contextos e as práticas que neles são desenvolvidas, e, finalmente, (iii) aceder aos traços fundamentais das suas identidades letradas. O desenvolvimento deste projeto de investigação envolve a construção de um dispositivo teórico-conceptual subsidiário dos contributos disponibilizados do trabalho académico realizado no âmbito do ensino do português e dos estudos de literacia, recontextualizados, quando necessário, à luz das aquisições de trabalhos de investigação realizados sobre o campo da educação de adultos. Desta forma, a literacia é considerada como prática social, de acordo com os Estudos de Literacia, mais particularmente, os Novos Estudos de Literacia (NLS) e, assim sendo, os dados produzidos, através de entrevistas, recolha de documentos e observação, procuraram compreender, descrever, analisar e interpretar sujeitos nos seus contextos de atuação sociocultural, em geral, e educativo, em particular. A análise de dados evidenciou alterações e (re)configurações nas identidades letradas quer de formadores, quer de formandos no momento de participação no Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC). Concluiu-se que estas modalidades de educação e formação de adultos, nomeadamente, o RVCC, implicam mudanças de vária natureza e em diversas dimensões dos sujeitos estudados.
Forms of adult learning are rather varied in Portugal nowadays, encompassing different levels that range from Adult Training to Senior Universities (or Universities for the Elderly). Within these realms, there are activities that involve distinct literacy practices. The ultimate aim of this project is to analyse such activities and practices, focusing primarily on those relating to Portuguese Language, both as a means and as an end. Within the framework of this study, the discourse of those involved in the process is an object of interpretation, thus allowing for an outlook of the new educational dynamics that these practices of Recognition of Prior Learning embody. Above all, it is a viewpoint that takes into consideration the all-important element of new identities, be they of teachers/instructors or students/trainees, and the processes whereby these are construed and re-construed. Departing from these discourses, it is specifically intended that the following are established in relation to all implicated parties: (i) to characterise the ways in which the setup, objectives, content, strategies and assessment of the educational initiatives are assimilated; (ii) to analyse their position vis-à-vis discourses which – from an educational and academic perspective – outline, justify, question and organise said contexts and practices developed therein; and (iii) to be granted access to their literate identities. The theoretical framework of this study follows a body of existing academic literature on the subject of Portuguese Teaching and Literacy, re-examined and re-contextualised when necessary under the light of research on Adult Learning. Literacy is perceived as a social practice, as per the norm in contemporary Literacy Studies or, more precisely, the New Studies of Literacy (NSL). Hence, the data compiled (through interviews, documents and observations) and presented herein is sought to understand, describe, analyse and interpret the subjects within their socio-cultural and educational contexts. Data analysis provides evidence of changes and/or reconfigurations of the literate identities of both teachers and students when taking part in the RPL Process (Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências). One comes upon the conclusion that these methods of Adult Education and Training – and RVCC in particular – have a (oftentimes) significant impact on those who are exposed to them, thus implying change in various ways and within different scopes.
TypeDoctoral thesis
DescriptionTese de doutoramento em Ciências da Educação (área de especialização em Literacias e Ensino do Português)
URIhttp://hdl.handle.net/1822/28619
AccessRestricted access (UMinho)
Appears in Collections:CIEd - Teses de Doutoramento em Educação / PhD Theses in Education
BUM - Teses de Doutoramento

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