Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/28522

TítuloDefinição de estratégias para a gestão de compras : estudo de caso
Autor(es)Moreira, Sérgio Manuel da Rocha
Orientador(es)Carvalho, Maria Sameiro
Palavras-chaveCompras
Estratégias de compra
Portfólio de compras
Matriz de Kraljic
Purchasing
Purchasing strategies
Purchasing portfolio
Kraljic matrix
Data2013
Resumo(s)As compras estão a assumir uma importância cada vez maior nas organizações. As principais evoluções nesta área são registadas em períodos de crise e escassez de materiais. Períodos em que a preocupação das empresas em racionalizar os seus gastos e assegurar o abastecimento de materiais, para satisfazer os pedidos dos clientes, é maior. Neste contexto é fundamental que as empresas tenham estratégias de compra bem definidas. Este trabalho tem como objetivo desenvolver estratégias de compra, aplicadas a um caso real, recorrendo à matriz de Kraljic como principal ferramenta. O portfólio de compras é uma ferramenta que possibilita o desenvolvimento e a diferenciação das estratégias de compra, mas a sua aplicação em pequenas e médias empresas (PME) não tem sido convenientemente explorada. Este trabalho procura preencher esta lacuna, assim como, avaliar as vantagens da sua aplicação, o impacto que terá na organização e, ao mesmo tempo, identificar as suas limitações e dificuldades de implementação quando aplicado numa PME. Este trabalho propõe um processo de definição de estratégias de compra, aplicado a uma PME que trabalha ao projeto para a indústria da construção civil. O processo implica a análise do propósito do negócio, a análise de dados e classificação dos materiais, a conceção da matriz de Kraljic, a construção e interpretação dos resultados da matriz e, por último, a apresentação de estratégias de compra. Para além da definição de estratégias de compra, a abordagem de portfólio permite construir uma “imagem” da situação atual das compras o que, imediatamente, potencia uma discussão sobre as expectativas formuladas em relação à situação atual e o que se deseja para o futuro, alinhando a estratégia de compras com a estratégia da empresa. No contexto de uma PME, a aplicação da matriz de Kraljic, tem o potencial de ser mais do que uma ferramenta para se tornar na base para o desenvolvimento sustentado da área de compras, contribuindo para o reforço da sua posição estratégica e para a assunção das compras como fator de competitividade.
The purchasing role is receiving more attention and is gaining importance in business management. The main developments in this area are recorded in periods of severe crisis, similar to what we are living, and shortage of materials. This is motivated by the need, felt by companies, to streamline their spending and ensure the supply of materials to meet customer orders. In this context it’s crucial that companies have well defined purchasing strategies. This work aims to develop purchasing strategies applied to a case study, using the Kraljic matrix as the main tool. The purchasing portfolio approach is a tool that enables the development and differentiation of purchasing strategies, but its application in small and medium enterprises (SME’s) hasn’t been properly explored. This paper aims to fill this gap and assess the advantages of its implementation, the impact it will have on the organization and, at the same time, identify difficulties and limitations when applied to an SME. This work presents a process for defining purchasing strategies, applied to a SME that works by project for the construction industry. The process implies the analysis of the business purpose, data analysis and classification of materials, design of the Kraljic matrix, construction and interpretation of the matrix and, finally, the presentation of purchasing strategies. In addition to the definition of differentiated purchasing strategies, the portfolio approach enables the company to construct an image of the current state of purchasing which, immediately, enhances the discussion comparing the company expectations to the current state of purchasing, and what is desired for the future, aligning the purchasing strategy with the business strategy. Within the SME’s context, the application of the portfolio purchasing model has the potential to be more than a tool, and become the basis for the sustainable development of the purchasing area, contributing to the strengthening of its strategic position and the assumption that purchasing can develop to be a competitive factor.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Engenharia Industrial
URIhttps://hdl.handle.net/1822/28522
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DPS - Dissertações de Mestrado

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