Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/28477

TítuloUma análise estratégica de modelos de negócio inovadores baseados em plataformas eletrônicas : o caso português
Autor(es)Ribeiro, João Manuel Fernandes da Silva
Orientador(es)Afonso, Paulo
Vieira, Filipa Dionísio
Palavras-chaveModelos de negócio
E-business
Inovação
Inovação estratégica
Co-criação
Business models
Innovation
Strategical innovation
Co-creation
Data2013
Resumo(s)A tecnologia potenciou a alteração de hábitos de vida, produção e consumo. A rápida mudança do ambiente de negócios atual trouxe inúmeros novos modelos de negócio para além da reinvenção dos já existentes. Atualmente, para vencer a concorrência, as empresas alocam recursos na procura de inovação que forneça aos seus clientes maior valor acrescentado. Neste projeto de investigação pretendeu estudar-se os modelos de negócio inovadores baseados em plataformas eletrónicas (e-business) lançados nos últimos anos em Portugal. Mais especificamente, procurou-se compreender e discutir de que forma estes modelos de negócio suportam e refletem o novo paradigma de inovação estratégica, nomeadamente de que modos os exemplos nacionais de e-business traduzem ou podem traduzir processos de open innovation, De modo a caracterizar os novos modelos de negócio, a análise incidiu sobre quatro fatores de avaliação, a saber, o grau de inovação do modelo de negócio, a natureza da inovação estratégica (novo cliente ou mercado (novo “QUEM”), novo produto ou serviço (novo “O QUÊ”) e nova forma de comercialização (novo “COMO”)), a principal fonte de vantagem competitiva (tecnologia, gestão e co-criação) que suporta o negócio e o tipo de negócio (e-commerce ou e-platform). Também se realizou uma análise mais detalhada dos exemplos mais inovadores, recorrendo-se ao Business Model Canvas. Através do método Delphi procedeu-se à construção de questionários aplicados a um conjunto de exemplos previamente selecionados e posteriormente sugeridos pelo painel de peritos que foi escolhido para o estudo. Após a recolha das respostas do painel, procedeu-se ao tratamento estatístico dos dados. Como resultado, observou-se que cerca de metade dos exemplos estudados obtiveram consenso em torno da classificação “inovadores”, sendo que dois deles obtiveram classificação próxima de “muito inovadores”. Relativamente à inovação estratégica, a enfase é dada à descoberta de um novo “QUÊ” ou de um novo “COMO”, ou seja, os modelos de negócio analisados suportam e refletem o < da inovação estratégica. Por outro lado, os diversos exemplos repartem-se pelas três fontes de vantagem competitiva sendo que na sua maior parte os exemplos foram associados à tecnologia, seguindo-se a co-criação e, por último, nalguns casos a vantagem competitiva foi atribuída à componente de gestão do negócio. Quanto ao tipo de negócio, a maioria dos casos foram avaliados como pertencentes à categoria de e-platform. Foi ainda possível associar as fontes de vantagem competitiva como impulsionadoras ou facilitadoras de tipos de negócio específicos, i.e. a tecnologia está relacionada com as e-platform, a co-criação também está relacionada com este tipo de negócio, contudo, a capacidade de gestão suporta os dois tipos de negócio estudados (e-commerce e e-platform). A tela do modelo de negócio, aplicada aos três exemplos mais inovadores, facilitou a compreensão dos modelos de negócio dos casos selecionados, a partir da apresentação do negócio através dos seus nove blocos principais (proposta de valor, atividades chave, recursos chave, canais, parcerias chave, segmentos dos clientes, estrutura de custos e fluxo de rendimento).
Technology has leveraged changes in lifestyle, production and consumption. The rapidly changing business environment brought numerous new business models besides the reinvention of the existing ones. Currently, to win the competition, companies allocate resources in the pursuit of innovation that gives customers added value and differentiation. With this research project it is intended to study the innovative business models based on electronic platforms (e-business) launched in the last few years in Portugal. More specifically it was sought to understand and discuss how these business models support and reflect the new strategic innovation paradigm, namely to which extent the national e-business examples translate or may translate open innovation processes. In order to characterize the new business models, the analysis focused on four evaluation factors, namely the degree of innovation of the business model, the nature of strategic innovation (new customer or market, new product or service and new marketing), the main source of competitive advantage (technology, management and collaboration) which supports the business and the business type (e-commerce or e-platform). On the other hand, a more detailed analysis of the most innovative examples was carried out, being it necessary to use business model canvas. Through the Delphi method it was proceeded to the construction of the forms applied to a group of previously selected examples and later suggested by the panel of experts chosen for the study. After acquiring the panel’s answers, the statistical treatment of the data was made. As a result it was observed that about half of the studied examples obtained consensus around the “innovators” classification, being that two of them obtained a classification very close to “highly innovators”. As far as strategic innovation is concerned, the emphasis is given to the discovery of a new “WHAT” or a new “HOW”. In other words, the analyzed business models support and reflect the new paradigm of strategic innovation. On the other hand, the various examples split through the three competitive advantage points, being that in its majority the examples were connected to technology, followed by the co-creation and, at last, in some cases the competitive advantage was attributed to the business management component. Looking at the business type, the majority of the cases were evaluated as being part of the e-platform category. It was even possible to associate the competitive advantage sources as boosters or facilitators of specific business types, this means technology is related to the e-platform, co-creation is also related to this type of business, however, the management capacity supports both types of studied businesses (e-commerce and e-platform). The business model canvas, applied to the three most innovative examples, has eased the comprehension of the business models from the selected cases, from the business presentation through the nine main blocks (value proposition, key activities, key resources, channels, customer relationships, customer segments, cost structure, revenue stream).
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Engenharia de Sistemas
URIhttps://hdl.handle.net/1822/28477
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DPS - Dissertações de Mestrado

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