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https://hdl.handle.net/1822/28477
Título: | Uma análise estratégica de modelos de negócio inovadores baseados em plataformas eletrônicas : o caso português |
Autor(es): | Ribeiro, João Manuel Fernandes da Silva |
Orientador(es): | Afonso, Paulo Vieira, Filipa Dionísio |
Palavras-chave: | Modelos de negócio E-business Inovação Inovação estratégica Co-criação Business models Innovation Strategical innovation Co-creation |
Data: | 2013 |
Resumo(s): | A tecnologia potenciou a alteração de hábitos de vida, produção e consumo. A rápida mudança do
ambiente de negócios atual trouxe inúmeros novos modelos de negócio para além da reinvenção
dos já existentes. Atualmente, para vencer a concorrência, as empresas alocam recursos na
procura de inovação que forneça aos seus clientes maior valor acrescentado.
Neste projeto de investigação pretendeu estudar-se os modelos de negócio inovadores baseados
em plataformas eletrónicas (e-business) lançados nos últimos anos em Portugal. Mais
especificamente, procurou-se compreender e discutir de que forma estes modelos de negócio
suportam e refletem o novo paradigma de inovação estratégica, nomeadamente de que modos os
exemplos nacionais de e-business traduzem ou podem traduzir processos de open innovation,
De modo a caracterizar os novos modelos de negócio, a análise incidiu sobre quatro fatores de
avaliação, a saber, o grau de inovação do modelo de negócio, a natureza da inovação estratégica
(novo cliente ou mercado (novo “QUEM”), novo produto ou serviço (novo “O QUÊ”) e nova forma
de comercialização (novo “COMO”)), a principal fonte de vantagem competitiva (tecnologia, gestão
e co-criação) que suporta o negócio e o tipo de negócio (e-commerce ou e-platform). Também se
realizou uma análise mais detalhada dos exemplos mais inovadores, recorrendo-se ao Business
Model Canvas.
Através do método Delphi procedeu-se à construção de questionários aplicados a um conjunto de
exemplos previamente selecionados e posteriormente sugeridos pelo painel de peritos que foi
escolhido para o estudo. Após a recolha das respostas do painel, procedeu-se ao tratamento
estatístico dos dados. Como resultado, observou-se que cerca de metade dos exemplos estudados
obtiveram consenso em torno da classificação “inovadores”, sendo que dois deles obtiveram
classificação próxima de “muito inovadores”. Relativamente à inovação estratégica, a enfase é
dada à descoberta de um novo “QUÊ” ou de um novo “COMO”, ou seja, os modelos de negócio
analisados suportam e refletem o < da inovação estratégica. Por outro lado, os diversos exemplos
repartem-se pelas três fontes de vantagem competitiva sendo que na sua maior parte os exemplos
foram associados à tecnologia, seguindo-se a co-criação e, por último, nalguns casos a vantagem
competitiva foi atribuída à componente de gestão do negócio. Quanto ao tipo de negócio, a maioria
dos casos foram avaliados como pertencentes à categoria de e-platform. Foi ainda possível
associar as fontes de vantagem competitiva como impulsionadoras ou facilitadoras de tipos de
negócio específicos, i.e. a tecnologia está relacionada com as e-platform, a co-criação também
está relacionada com este tipo de negócio, contudo, a capacidade de gestão suporta os dois tipos
de negócio estudados (e-commerce e e-platform). A tela do modelo de negócio, aplicada aos três
exemplos mais inovadores, facilitou a compreensão dos modelos de negócio dos casos
selecionados, a partir da apresentação do negócio através dos seus nove blocos principais
(proposta de valor, atividades chave, recursos chave, canais, parcerias chave, segmentos dos
clientes, estrutura de custos e fluxo de rendimento). Technology has leveraged changes in lifestyle, production and consumption. The rapidly changing business environment brought numerous new business models besides the reinvention of the existing ones. Currently, to win the competition, companies allocate resources in the pursuit of innovation that gives customers added value and differentiation. With this research project it is intended to study the innovative business models based on electronic platforms (e-business) launched in the last few years in Portugal. More specifically it was sought to understand and discuss how these business models support and reflect the new strategic innovation paradigm, namely to which extent the national e-business examples translate or may translate open innovation processes. In order to characterize the new business models, the analysis focused on four evaluation factors, namely the degree of innovation of the business model, the nature of strategic innovation (new customer or market, new product or service and new marketing), the main source of competitive advantage (technology, management and collaboration) which supports the business and the business type (e-commerce or e-platform). On the other hand, a more detailed analysis of the most innovative examples was carried out, being it necessary to use business model canvas. Through the Delphi method it was proceeded to the construction of the forms applied to a group of previously selected examples and later suggested by the panel of experts chosen for the study. After acquiring the panel’s answers, the statistical treatment of the data was made. As a result it was observed that about half of the studied examples obtained consensus around the “innovators” classification, being that two of them obtained a classification very close to “highly innovators”. As far as strategic innovation is concerned, the emphasis is given to the discovery of a new “WHAT” or a new “HOW”. In other words, the analyzed business models support and reflect the new paradigm of strategic innovation. On the other hand, the various examples split through the three competitive advantage points, being that in its majority the examples were connected to technology, followed by the co-creation and, at last, in some cases the competitive advantage was attributed to the business management component. Looking at the business type, the majority of the cases were evaluated as being part of the e-platform category. It was even possible to associate the competitive advantage sources as boosters or facilitators of specific business types, this means technology is related to the e-platform, co-creation is also related to this type of business, however, the management capacity supports both types of studied businesses (e-commerce and e-platform). The business model canvas, applied to the three most innovative examples, has eased the comprehension of the business models from the selected cases, from the business presentation through the nine main blocks (value proposition, key activities, key resources, channels, customer relationships, customer segments, cost structure, revenue stream). |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Engenharia de Sistemas |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/28477 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado DPS - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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