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TítuloReorganização da logística de externalização de serviços e do armazém interno na GE Power Controls Portugal
Autor(es)Ferreira, Stephanie Marie Veiga Cuerva
Orientador(es)Carvalho, Maria Sameiro
Alves, Anabela Carvalho
Palavras-chaveLean manufacturing
Logística de subcontrato
Kanban
Kaizen
Outsourcing logistic
Data2013
Resumo(s)No âmbito de conclusão do Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial, da Universidade do Minho, foi elaborada a presente dissertação que descreve o projeto realizado na empresa General Electric Power Controls. Os principais objetivos deste trabalho consistem na otimização dos processos realizados no armazém interno e subcontrato, otimização do fluxo de materiais e organização e disposição dos materiais no armazém. Para desenvolver esta dissertação seguiu-se uma metodologia de investigação, designada de investigação-ação. Primeiramente, realizou-se um diagnóstico da situação inicial da empresa identificando-se os produtos, principais clientes, e as diferentes secções de produção. Em simultâneo foi realizada uma revisão bibliográfica sobre Logística abordando a importância da cadeia de abastecimento nas empresas atuais. Houve lugar também para uma revisão sobre o Lean Manufacturing, em termos de origem, princípios, e foram descritas algumas ferramentas importantes para a realização na presente dissertação. Para completar o diagnóstico realizou-se uma análise detalhada a todos os processos realizados no armazém e na subcontratação, e foi explicado o fluxo de informação e de materiais entre a GEPC e a empresa subcontratada. Para tal, recorreu-se a ferramentas de diagnóstico, nomeadamente o Value Stream Mapping (VSM). Esta análise permitiu identificar várias ineficiências no que diz respeito à organização e disposição dos materiais no armazém da GEPC e foi avaliado o impacto desta desorganização na realização das atividades diárias dos operadores. Foram também identificados os problemas de abastecimento de materiais e inadequado processamento de encomendas à empresa subcontratada que afetavam o serviço ao cliente. Para solucionar tais problemas, foram elaboradas propostas de melhorias que recorreram a ferramentas Lean, tais como Kanban, Two Bin System, Gestão Visual, Kaizen, e 5S’s. As diversas propostas implementadas contribuíram para a redução de alguns desperdícios, tais como: uma redução de 47% do tempo gasto nas atividades do armazém, redução de 38% no nível de inventário através da implementação do Kanban e 17% com o Two Bin System. Foi também obtida uma melhoria de 82% nos prazos de entrega ao cliente e uma redução de 33% do lead time para os componentes plásticos da empresa subcontratada.
This dissertation, included in the MSc in Industrial Engineering and Management of the University of Minho, describes the project developed at General Electric Power Controls. The main goal of this work is the optimization of the processes carried out in the intern warehouse and in the outsourcing, the optimization of the materials flow and the organization and arrangement of materials in the warehouse. To develop this thesis, it was followed a research methodology, called action research, starting at the company by a diagnosis of the current situation, identifying the different sections of production and associated problems. Simultaneously, it was performed a literature review on the role of Logistics Lean Manufacturing in terms of origin, principles and how to apply different tools to remove the waste. To complete the diagnosis it was developed a detailed analysis of all processes performed at the warehouse and the outsourcing, explaining the entire flow of information and material with the subcontracted company and warehouse, using diagnostic tools, particularly, the Value Stream Mapping (VSM). This analysis identified several inefficiencies, with regard to the organization and arrangement of materials in the warehouse, and evaluated the impact of this disruption in the daily activities of operators. All the problems of inadequate supply of materials and processing orders to subcontractor affecting customer service were identified. To solve such problems, proposals for improvements that used Lean tools like Kanban, 2 Bin System, Visual Management, Kaizen and 5S were prepared. The various proposals implemented contributed to a reduction of waste, as 47% reduction in time spent on warehouse activities, a 38% reduction in inventory level by implementing the Kanban and 17% with 2 bin system. Also, it was obtained an improvement of 82% on time delivery to the customer and a reduction of lead time for two days of the subcontractor.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Engenharia e Gestão Industrial
URIhttps://hdl.handle.net/1822/28475
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DPS - Dissertações de Mestrado

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