Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/28370

TítuloOL3 - Javascript library for 3D scenes
Autor(es)Costa, Bruno Gustavo Rego Amaral
Orientador(es)Rocha, Jorge Gustavo
Data12-Dez-2012
Resumo(s)The main purpose of this thesis is the implementation of an open source JavaScript library for the navigation of dynamic three-dimensional scenes through the browser, using asynchronous data from different servers and without the need for plugins. Due to the recent developments of Hypertext Markup Language (HTML)5 and the new capabilities of JavaScript for supporting 3D graphics using Web Graphics Library (WebGL), users can now break free from the traditional two dimensional web, and experience three-dimensional scenes through the browser. Using these new specifications a library for the visualisation and navigation of three-dimensional scenes is a step towards a more immersive experience of the web. The library should be capable of loading geometry data from servers asynchronously and provide tools for a free and immersive navigation of the scenes obtained from the server. The library was developed and most functionalities were implemented, such as asynchronous loading of data and navigation. Data management is partly implemented, as there are still some issues regarding the overlapping of geometry, but the issue is well defined and a solution is nearly implemented. Overall, the library has it’s strong points and issues, yet it is almost ready to be usable. Further work is still required and additional possibilities and functions can be studied and implemented.
O objetivo desta tese é a implementação de uma biblioteca JavaScript open source para a navegação de cenas tridimensionais dinâmicas através do browser, utilizando dados assíncronos de diferentes servidores e sem a necessidade de plugins. Tendo em conta os recentes desenvolvimentos do HTML5 e as novas capacidades do JavaScript para suportar gráficos 3D recorrendo ao WebGL, os utilizadores podem agora libertar-se da barreira bidimensional da web tradicional, e experiênciar cenas tridimensionais através do browser. Utilizando estas novas especificações, uma biblioteca para a navegação e visualização de cenas tridimensionais é um passo em frente para uma experiência mais imersiva da web. A biblioteca deve ser capaz de carregar geometria a partir de servidores assincronamente e fornecer ferramentas para uma navegação livre e imersiva das cenas obtidas do servidor. A biblioteca foi desenvolvida e a maioria das funcionalidades foram implementadas tais como carregamento de dados assíncronos e navegação. Gestão dos dados está parcialmente implementada, no entanto ainda existem algumas falhas no sobreposicionamento de geometria, no entanto a falha está bem definida e uma solução está prestes a ser implementada. De um ponto de vista geral, a biblioteca tem pontos fortes e algumas falhas, no entanto está quase pronta a ser utilizada. Trabalho futuro ainda é preciso, tal como o estudo de novas funcionalidades e a sua implementação.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Engenharia de Informática
URIhttps://hdl.handle.net/1822/28370
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
eeum_di_dissertacao_pg17778.pdf3,01 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID