Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/28366

TitleReproduzir ou construir conhecimento? Funções da escrita no contexto escolar português
Other titlesKnowledge reproduction vs. knowledge construction? Uses of writing in Portuguese schools
¿Reproducir o desarrollar conocimiento? Las funciones de la escritura en el contexto escolar português
Author(s)Carvalho, José António Brandão
KeywordsEscrita
Ferramenta de aprendizagem
Reprodução/construção
Writing
Learning tool
Knowledge reproduction/construction
Escritura
Herramienta de aprendizaje
Reproducción/construcción
Issue date2013
PublisherAssociação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED)
JournalRevista brasileira de educação
Abstract(s)A escrita pode ser perspetivada como ferramenta de aprendizagem, desempenhando um papel relevante nos processos de aquisição, elaboração e expressão do conhecimento. O papel da escrita na construção do conhecimento pode ser compreendido focando as características linguísticas, os processos cognitivos implicados, ou a prática social e cultural em que se insere. Tendo por base o relevo que, no contexto da escola, a escrita pode assumir nesses processos, realizamos um estudo com o objetivo de verificar até que ponto essa dimensão é valorizada na escola portuguesa no ensino básico. Optamos por dois percursos metodológicos complementares: a análise de manuais escolares e um inquérito a professores por meio de questionário. Os dados recolhidos demonstram que, no contexto escolar, o uso da escrita acontece, sobretudo, no quadro de tarefas que visam à reprodução de informação e que, só muito raramente, ela é perspetivada como promotora da elaboração do conhecimento.
Writing may be considered a learning tool, playing a relevant role in knowledge acquisition, development and expression. The role of writing in knowledge construction can be understood focusing on linguistic features, the cognitive processes involved, or the social and cultural practice in which it occurs. Based on the relevance that writing can take in these processes in the school context, we conducted a study aimed at verifying the extent to which this dimension is valued in Portuguese schools of primary education (1st to 9th grades). We chose two complementary methodological pathways: analyzing textbooks and inquiring teachers by means of a questionnaire. The data collected show that, in the school context, writing is used particularly in tasks aimed at the reproduction of information and that only very seldom is writing viewed as a promoter of knowledge creation. Keywords: writing; learning tool; knowledge reproduction/construction.
La escritura se puede entender como un instrumento de aprendizaje en la medida que desempeña un papel importante en los procesos de adquisición, elaboración y expresión de conocimiento. El papel de la escritura en la construcción del conocimiento se puede comprender considerando centrales las características lingüísticas, los procesos cognitivos implicados, o la práctica sociocultural en la que se insiere. Teniendo por base la importancia que la escritura como herramienta de aprendizaje puede tener en el contexto escolar, se llevó a cabo un estudio con el fin de averiguar hasta qué punto esa dimensión se valora en la escuela portuguesa de educación básica. Hemos optado por dos caminos metodológicos complementarios: el análisis de libros de texto y de las respuestas al cuestionario propuesto a los profesores. Los datos han demostrado que, en el contexto escolar, el uso de la escritura se da, en la mayoría de los casos, en el cuadro de tareas que tienen como objetivo la reproducción de conocimiento y que, rara vez, se ve como una herramienta que promueve la elaboración del conocimiento.
TypeArticle
URIhttp://hdl.handle.net/1822/28366
ISSN1413-2478
1809-449X
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

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Reproduzir ou construir conhecimento - Funções da escrita....pdf275,28 kBAdobe PDFView/Open

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